POP, FUNK E RAP COMO CONTEÚDOS MUSICAIS PARA OS JOVENS NA ESCOLA

REFLEXÕES SOBRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17268

Resumo

Neste trabalho se reivindica que os gêneros musicais pop, funk e rap podem ser trabalhados como conteúdos musicais para jovens na escola, sendo pedagógica, estética e politicamente relacionados ao gênero, raça e classe. Nisto, reflete-se sobre gênero (Altmann, 2001 e 2005), sexualidade e mídias musicais (Vargas, 2016), e educação musical (Mariano; Schroeder 2022), suscitando como objeto disparador da discussão uma vivência pedagógica ocorrida em 2014, atrelando-a a acontecimentos e argumentações teóricas sob demandas educacionais, politizadas e artísticas do presente, na evidenciação de mudanças. Aqui se problematizou e enalteceu o rap, funk e pop em apontamentos críticos e compreensivos, reconhecendo que a escola ainda não tem primazia sobre tais conteúdos, mas eles estão nela mediante corpos, performances e performatividades de discentes e docentes que produzem, reproduzem, consomem, refletem e atribuem-lhes sentidos musicais representacionais, politizados e ficcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Romano Mariano

Doutorando em Música pelo Instituto de Arte - UNICAMP (2020 - 2025), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP (2017-19) e graduado em Artes - Música, licenciatura, pelo Instituto de Artes - UNICAMP (2015); com experiência em Educação Musical, musicalização; com interesses de pesquisa em Educação Musical, Educação Musical no conservatório, Estudos de Gênero e Sexualidade, Educação, e Educação do Corpo; é integrante do Grupo de Pesquisa Corpo e Educação, da Faculdade de Educação Física da UNICAMP; do grupo FOCUS, da Faculdade de Educação da UNICAMP; e do grupo MUSILINC, do Instituto de Artes da UNICAMP. 

Jorge Luiz Schroeder, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Bacharel em música - modalidade composição - (1987), Mestre em Educação (2000) e Doutor em Educação (2006) todos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música, no Instituto de Artes da Unicamp; Profissional de Pesquisa aposentado do Instituto de Artes da Unicamp; pesquisador do grupo de pesquisa Musilinc (Música, Linguagem e Cultura) e pesquisador do Laborarte (Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação) da Faculdade de Educação, na Unicamp. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, na educação musical e nos estudos da música popular. Vem atuando principalmente em pesquisas sobre os processos de atribuição de sentidos e apropriação musical de crianças e não musicistas.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Romano Mariano, H., & Luiz Schroeder, J. (2024). POP, FUNK E RAP COMO CONTEÚDOS MUSICAIS PARA OS JOVENS NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO, RAÇA E CLASSE. Diversidade E Educação, 12(1), 165–189. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17268

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner