OS SENTIDOS DAS JUVENTUDES E MASCULINIDADES NEGRAS NA CONTEMPORANEIDADE

ANÁLISES INTERSECCIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17322

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa já concluída (2019-2023) e tem como objetivo geral problematizar os sentidos das juventudes na contemporaneidade, em sua relação interseccional, a partir das dimensões de gênero, sexualidade, raça/cor e território, com foco nas masculinidades. Opera-se com as vozes de jovens negros, estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. Pauta-se, metodologicamente em uma abordagem socioantropológica da educação, utilizando-se dos inventários do saber como forma de apreensão da realidade social. A interseccionalidade é a chave-analítica de compreensão indicando os sentidos de escola e conhecimento que hão de existir. À guisa de conclusão, afirma-se que a perspectiva interseccional avança no debate sobre as desigualdades educacionais e raciais, sinalizando possibilidades de uma educação emancipatória e antirracista. 

 

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Biografia do Autor

Luis Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor do Instituo de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

Cruz Borges, L. P. (2024). OS SENTIDOS DAS JUVENTUDES E MASCULINIDADES NEGRAS NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISES INTERSECCIONAIS . Diversidade E Educação, 12(1), 574–590. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17322

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner