OS SENTIDOS DAS JUVENTUDES E MASCULINIDADES NEGRAS NA CONTEMPORANEIDADE

ANÁLISES INTERSECCIONAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17322

Resumen

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa já concluída (2019-2023) e tem como objetivo geral problematizar os sentidos das juventudes na contemporaneidade, em sua relação interseccional, a partir das dimensões de gênero, sexualidade, raça/cor e território, com foco nas masculinidades. Opera-se com as vozes de jovens negros, estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas no estado do Rio de Janeiro. Pauta-se, metodologicamente em uma abordagem socioantropológica da educação, utilizando-se dos inventários do saber como forma de apreensão da realidade social. A interseccionalidade é a chave-analítica de compreensão indicando os sentidos de escola e conhecimento que hão de existir. À guisa de conclusão, afirma-se que a perspectiva interseccional avança no debate sobre as desigualdades educacionais e raciais, sinalizando possibilidades de uma educação emancipatória e antirracista. 

 

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Biografía del autor/a

Luis Paulo Cruz Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor do Instituo de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ).

Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Cruz Borges, L. P. (2024). OS SENTIDOS DAS JUVENTUDES E MASCULINIDADES NEGRAS NA CONTEMPORANEIDADE: ANÁLISES INTERSECCIONAIS . Diversidade E Educação, 12(1), 574–590. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17322

Número

Sección

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner