SAÚDE MENTAL E VIVÊNCIAS FORA DOS BINARISMOS DE GÊNERO ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17390Resumo
O estudo explora vivências fora dos binarismos entre graduandos dentro e fora do ambiente universitário, junto a dimensões subjetivas acerca de suas construções identitárias, como determinantes de saúde mental. Partindo de perspectivas queer-psicanalíticas, fez-se uso de entrevistas informadas pelo método FANI, analisadas com base em teorias objeto-relacionais. Justificou-se o recorte populacional pela vulnerabilidade psicossocial de jovens estudantes minoritários e da população não-binária em geral. Obteve-se que, em geral, as universidades são ambientes seguros para a exploração dessas identidades, face aos demais. O encontro de uma comunidade aceitadora promoveu melhoras na relação com a própria identidade, reduzindo ansiedades internalizadas. Foram relatados episódios positivos e negativos com as políticas inclusivas, mas em geral se sentiram contemplados pelas existentes. O estudo contribui para a formulação de novas políticas inclusivas e amplia a literatura nas áreas da saúde mental, educação, diversidade e psicanálise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.