ENTRE CURADORAS/ES E CURANDEIRAS/OS
CENAS-ACONTECIMENTOS-ANALISADORAS DE UMA PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO COM JOVENS PESQUISADORAS/ES DO SEU COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17198Resumo
Este relato parte de uma pesquisa de mestrado que discutiu como jovens pesquisadoras/es enunciavam sobre as questões de gênero que atravessavam seu cotidiano escolar. Assim, a partir da criação de um grupo de pesquisa composto por secundaristas de uma escola pública, enfocamos a articulação entre gênero e arte, e, com isso, germinamos a CURA(DOR)IA. Em interlocução com a Pesquisa-Inter(in)venção e a perspectiva do PesquisarCOM, o objetivo deste relato é discutir o dispositivo artístico CURA(DOR)IA, produzido como culminância de uma pesquisa participativa com jovens pesquisadores/as do seu cotidiano escolar em uma periferia de Fortaleza/CE. Destacamos duas cenas em que essas vivências são demarcadas, percebendo singularidades acerca do que a juventude daquele território traz com relação às experiências permeadas por essas discussões. Pontuamos o encontro como um dispositivo de abertura para produção de modos de vida mais inventivos, vislumbrando na diferença e na interface desta com a arte uma via a se seguir para pensar possíveis transgressões no debate.
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