ENTRE CURADORAS/ES E CURANDEIRAS/OS

CENAS-ACONTECIMENTOS-ANALISADORAS DE UMA PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO COM JOVENS PESQUISADORAS/ES DO SEU COTIDIANO ESCOLAR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17198

Résumé

Este relato parte de uma pesquisa de mestrado que discutiu como jovens pesquisadoras/es enunciavam sobre as questões de gênero que atravessavam seu cotidiano escolar. Assim, a partir da criação de um grupo de pesquisa composto por  secundaristas de uma escola pública, enfocamos a articulação entre gênero e arte, e, com isso, germinamos a CURA(DOR)IA. Em interlocução com a Pesquisa-Inter(in)venção e a perspectiva do PesquisarCOM, o objetivo deste relato é discutir o dispositivo artístico CURA(DOR)IA, produzido como culminância de uma pesquisa participativa com jovens pesquisadores/as do seu cotidiano escolar em uma periferia de Fortaleza/CE. Destacamos duas cenas em que essas vivências são demarcadas, percebendo singularidades acerca do que a juventude daquele território traz com relação às experiências permeadas por essas discussões. Pontuamos o encontro como um dispositivo de abertura para produção de modos de vida mais inventivos, vislumbrando na diferença e na interface desta com a arte uma via a se seguir para pensar possíveis transgressões no debate.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mayara Ruth Nishiyama Soares, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC - (Bolsista FUNCAP). Mestre em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC) e do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Integrante do Ilê ti Oniruuru: Fórum de negres da Psicologia. Representante Discente do Doutorado do PPG- Psicologia UFC. 

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE, Brasil. Bolsista Produtividade CNPQ.  E-mail: luciana.miranda@ufc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7838-8098 

Marta Clarice Nascimento Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. É colaboradora e bolsista PIBIC do PASÁRGADA: Programa de Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos. Tem experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão, no Programa PASÁRGADA, no VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação e no projeto Artes Insurgentes: coletivizando resistências. Tem interesse de investigação nas áreas de Saúde mental, Saúde coletiva, Arte, Atenção Psicossocial, Esquizoanálise, decolonialidade, interseccionalidade, gênero e raça.

Bruna Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi integrante do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade (LAPSUS)
https://orcid.org/0009-0008-3293-1703

Téléchargements

Publié-e

2024-08-12

Comment citer

Soares, M. R. N., Miranda, L. L., Oliveira, M. C. N., & Sousa, B. R. de. (2024). ENTRE CURADORAS/ES E CURANDEIRAS/OS: CENAS-ACONTECIMENTOS-ANALISADORAS DE UMA PESQUISA-INTER(IN)VENÇÃO COM JOVENS PESQUISADORAS/ES DO SEU COTIDIANO ESCOLAR. Diversidade E Educação, 12(1), 626–649. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17198

Numéro

Rubrique

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner