DIVERSIDADE E FRONTEIRA
UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTERCULTURAL, ANTIMACHISTA E ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17377Resumo
O mecanismo de discriminação na sociedade nega direitos e cidadania plena, mantendo desigualdades e oprimindo grupos subalternizados. No ambiente escolar, essas discriminações se manifestam, exigindo uma abordagem ética e cuidadosa. Este artigo propõe uma didática intercultural, antirracista e antimachista para o ensino de português em ambientes multiculturais e plurilíngues, promovendo a interação entre estudantes brasileiros e hispano-falantes em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A proposta visa à Educação das Relações Étnico-raciais e de Gênero e em Direitos Humanos, fundamentada na teoria de letramento crítico de Paulo Freire (1987), pedagogia crítica intercultural de Catherine Walsh (2005-2006) e teorias antirracistas e antimachistas de intelectuais negros como Djamila Ribeiro (2019), Silvio Almeida (2019) e Carla Akotirene (2019). A metodologia se baseia na mediação de leitura literária de Sarah Hirschman (2011), destacando textos de mulheres, principalmente negras, para combater o racismo, machismo e xenofobia, promovendo uma educação reflexiva e adaptada à realidade escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.