DIVERSIDADE E FRONTEIRA

UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTERCULTURAL, ANTIMACHISTA E ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO

Autores

  • Eliane da Silva Universidade Federal da Integração Latino-Americana [https://ror.org/02gp35s66] (UNILA) https://orcid.org/0009-0006-1662-3327
  • Júlia Batista Alves Universidade Federal da Integração Latino-Americana,Universidade Federal da Integração Latino-Americana [https://ror.org/02gp35s66] (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17377

Resumo

O mecanismo de discriminação na sociedade nega direitos e cidadania plena, mantendo desigualdades e oprimindo grupos subalternizados. No ambiente escolar, essas discriminações se manifestam, exigindo uma abordagem ética e cuidadosa. Este artigo propõe uma didática intercultural, antirracista e antimachista para o ensino de português em ambientes multiculturais e plurilíngues, promovendo a interação entre estudantes brasileiros e hispano-falantes em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A proposta visa à Educação das Relações Étnico-raciais e de Gênero e em Direitos Humanos, fundamentada na teoria de letramento crítico de Paulo Freire (1987), pedagogia crítica intercultural de Catherine Walsh (2005-2006) e teorias antirracistas e antimachistas de intelectuais negros como Djamila Ribeiro (2019), Silvio Almeida (2019) e Carla Akotirene (2019). A metodologia se baseia na mediação de leitura literária de Sarah Hirschman (2011), destacando textos de mulheres, principalmente negras, para combater o racismo, machismo e xenofobia, promovendo uma educação reflexiva e adaptada à realidade escolar.

 

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Biografia do Autor

Eliane da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana [https://ror.org/02gp35s66] (UNILA)

Mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).
Graduada em Letras Libras ( Língua brasileira de sinais) licenciatura plena em Libras como L1 e L2 e Língua portuguesa como L1 e L2 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Especialista em ensino e aprendizagem de línguas adicionais, com ênfase em ensino de lingua portuguesa como língua adicional pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Atua principalmente nos seguintes temas: libras e educação de surdos, cultura e identidade surda, processo de ensino-aprendizagem, língua portuguesa como L2 e como língua de acolhimento - PLAC.

Júlia Batista Alves, Universidade Federal da Integração Latino-Americana,Universidade Federal da Integração Latino-Americana [https://ror.org/02gp35s66] (UNILA)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp Araraquara, 2019), na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas. Atualmente é Docente na Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) onde ingressou em 2016, atuando no curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Português como língua estrangeira (LEPLE) e no ensino de Espanhol como Língua Adicional pelo Ciclo Comum de Estudos (CCE). Na Unila, é membro do projeto de pesquisa "Mulheres Negras entre fronteira: Políticas Públicas e Espaços Sociais de Atuação", membro do Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos (NEALA), linhas de pesquisa: Educação para as Relações Étnico-raciais e América Latina: Diáspora e Interseccionalidade (Cnpq). Ademais, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens e Educação (GEPLE- UFMS), também cadastrado no Cnpq. Concluiu o Mestrado em Ciências - Área: Integração da América Latina pelo Programa Interunidades Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP) em 2012. É especialista em Tradução-Espanhol a Nível de Especialização pela Universidade Estácio de Sá (2013) e possui Graduação em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP Assis, 2007). Cu

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

da Silva, E., & Batista Alves, J. (2024). DIVERSIDADE E FRONTEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTERCULTURAL, ANTIMACHISTA E ANTIRRACISTA PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO. Diversidade E Educação, 12(1), 900–925. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17377

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner