Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de aceite e parecerista
Declaração de Privacidade
Atual
Edições
Submissões
Submissões
Diretrizes para autores
Dossiê
Templates
Notícias
FURG
PPGEC
GESE
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 1 (2025): Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários
v. 13 n. 1 (2025): Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários
Publicado:
16-08-2025
Expediente
Expediente
Joanalira Corpes Magalhães
1-4
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19818
Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários
APRESENTAÇÃO
DOSSIÊ TEMÁTICO RESISTÊNCIAS CRIATIVAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA EM TEMPOS REACIONÁRIOS.
Alexandre Bortolini, Alexsandro Rodrigues, Cláudia Vianna
5-9
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19931
ENTREVISTA NILMA LINO GOMES
EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DESAFIOS PERSISTENTES E PERSPECTIVAS DE TRANSFORMAÇÃO
Alexandre Bortolini, Alexsandro Rodrigues, Cláudia Vianna
10-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19944
TRANS-VERSALIZAR A CISNORMATIVIDADE ESCOLAR COM OS CONTOS DAS DIFERENÇAS
Fernando Seffner, Freda Corteze
30-50
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19123
“COM VIADO NEM O DIABO PODE”
‘GONGAÇÕES’ CRIATIVAS EM TEMPOS REACIONÁRIOS DE DISPUTAS COM GÊNEROSEXUALIDADES
José Rodolfo Pereira, Jeane Félix, Ana Cláudia Rodrigues
51-72
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19126
ORÁCULOS NA SALA DE AULA
RESISTÊNCIAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO
Ana Rita Mayer, Martha Narvaz
73-93
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19143
INCLUSÃO EM DISPUTA
CAMINHOS DA EDUCAÇÃO LGBTQIAPN+ NO BRASIL E NA ESCÓCIA
Amanda de Mendonca, Denize Sepulveda
94-116
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19134
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO
A DISPUTA POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE RETROCESSO
Camila Borges dos Anjos, Natan Canever
117-140
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19199
EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE
PERSPECTIVA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELÉM DO PARÁ
Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira
141-162
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19196
EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
UMA BREVE ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES
Nathaly Martinez Alves, Andreza Marques de Castro Leão, Raul Aragão Martins
163-180
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18947
TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO SEXUAL DE JOVENS ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL
Silvia Beatriz Moreno Diniz, Alice Salgado Oliveira, Cláudia de Oliveira Alves
181-205
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19057
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA
COMO RESISTIR E ACOLHER
Luana Pires Barbosa, Cláudia Pereira Vianna
206-228
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19026
CORPOS EM MOVIMENTO NA ESCOLA
ROMPENDO BARREIRAS DE GÊNERO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CORPORAIS
Amanda Dória de Assis
229-243
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19176
PRETAGOGIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR
DAS REFLEXÕES ÀS PRÁTICAS
Josimar Santana Silva
244-262
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19116
“EU TINHA MEDO DE FALAR SOBRE ISSO”
GÊNERO, SEXUALIDADE E DOCENTES LGBTQIA+ NA ESCOLA
Janivaldo Cordeiro, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
263-287
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19103
PRÁTICAS CORPORAIS E GÊNERO
A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE VIRIL NA ESCOLA
Sra. Jerlane Santos Abreu, Sr. André Luiz França Alves, Lívia de Rezende Cardoso
288-310
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19128
GRUPO DE APOIO PSICOSSOCIAL A JOVENS LGBTQIA+
A PRODUÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CISHETERONORMATIVAS EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE FORTALEZA(CE)
Laisa Forte Cavalcante, João Paulo Pereira Barros, Natália Matos de Souza, Lívia Lima Gurgel
311-331
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19184
NÃO É IDEOLOGIA, É LEI
FUNDAMENTOS LEGAIS PARA AÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Gabriela Bieger Reyes, Cristiane Rollsing Teixeira, Denise Quaresma da Silva
332-355
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19098
DIVERSIDADE E EMPATIA
UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bruno de Alencastro Louzada, Francieli Luana Sganzerla, Carla Beatriz Spohr, Thais Menezes de Oliveira Soruco
356-374
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19033
GÊNERO
UMA CATEGORIA PARA A CIÊNCIA E PARA A POLÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO PNLD 2018
Marcia Menezes Thomaz Pereira
375-394
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19165
EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
DIÁLOGOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO OESTE CATARINENSE
Bruna Bruna Bartolomey, Eduarda Luiza Maciel da Silva, Claudio Caludino da Silva Filho, Jonatan Pellenz
395-412
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19162
A MOLECAGEM COMO A ARTE DE FAZER DAS MENINAS EM DISSIDÊNCIA DE GÊNERO
Fernanda de Oliveira, Alexsandro Rodrigues
413-433
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19097
A EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES PELA ÓTICA DE MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS POR ESTUDANTES
Fernando Soares da Silva Neto, Joseval dos Reis Miranda
434-459
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18648
TRANSGREDINDO O ENSINO
DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE BELL HOOKS
Ana Carolina Cerqueira Medrado, Virgínia da Silva Corrêa
460-483
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19073
DESAFIANDO A PRETENSA NEUTRALIDADE DA MATEMÁTICA
DEBATES INTERSECCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Monike Alves Gouvea
484-506
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18873
A POESIA SALVA
JUVENTUDE(S), SARAU DA ONÇA E A EDUCAÇÃO POPULAR
Tatiane Pereira dos Santos, Marcos Luciano Lopes Messeder
507-532
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18905
A CIÊNCIA REIMAGINADA
NARRATIVAS DE INCLUSÃO E REFLEXÕES ESTUDANTIS
Artur Antunes Valgas, Tatiane Alves Gonçalves , Luan Nascimento Pires, Daniela Letícia Knob, Andrea Pires da Rosa
533-559
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18872
“OS HOMOSSEXUAIS NÃO ENTRARÃO NO REINO DOS CÉUS”
NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE UMA BICHA, PRETA E PROFESSOR CURIOSO
Joatan Nunes Machado Junior, Camila Altivo, Margareth Diniz
560-583
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19138
CORPO-TERRITÓRIO
ENTRELAÇANDO GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UM CURSO DE (FORM)AÇÃO DOCENTE
Nil Sacramento de Sousa, Rafael Chaves, Tiago Dionisio
584-608
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19125
FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
ANÁLISE DA DISCIPLINA "GÊNERO, RAÇA/ETNIA E POLÍTICA SOCIAL" EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Dyana Helena Souza, Carolina Alves Leite, Lucélia Luiz Pereira, Stephany Cecília Rocha Damasceno
609-626
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19149
A QUEM INTERESSA O SILÊNCIO?
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL NA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Jaqueline de Melo Barros , Nilza Rogéria de Andrade Nunes
627-652
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19081
NOME SOCIAL COMO PRINCÍPIO IDENTITÁRIO PARA PRESERVAÇÃO DA PERMANÊNCIA DE TRAVESTIS E TRANSSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR
Thiago Luiz Sartori, Cláudia Rosa Acevedo
653-666
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19085
AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUTOS FEDERAIS DO SUDESTE DO BRASIL
Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Marcelo Moraes
667-688
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19121
BICHASPRETASPERIFÉRICAS EM DIÁLOGO
CARTAS PEDAGÓGICAS COMO DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO
Antônio Cícero de Andrade Pereira, Daniel Amâncio de Oliveira
689-714
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19147
EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA
EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES
Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Leticia Schneider Ferreira
715-733
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19129
A INTELIGIBILIDADES DISCENTES SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E SUAS RELAÇÕES COM AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PÚBLICA INTEGRANTE DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (NEG)
Fernanda Sardelich Nascimento, Julyana Kalyne Henrique da Silva
734-758
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19141
BANHO DE LUA
MOVIMENTOSSABERES SAPATÃO NA TRAVESSIA POÉTICAERÓTICA ENTRE EXTENSÃO, PESQUISA, AFETO E INSUBMISSÃO
Maria Lizandra Mendes de Sousa, Zuleide Paiva da Silva
759-784
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19191
EDUCAÇÃO EM GÊNERO NA SAÚDE
FORMAÇÃO PARA O ATENDIMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEUS EFEITOS NOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO
Francisca Talicia Vasconcelos Pereira, Natália Santos Marques
785-807
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19136
DE QUANDO ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO ENCONTRA UM VESTIDO DE NOIVA
O TEATRO PERFORMATIVO COMO PRÁTICA EDUCATIVA A DESFIAR A MULHER DO PATRIARCADO
Kelly Helena Santos Caldas, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos
808-831
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19163
LITERATURA E ARPILLERAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
BORDANDO REFLEXÕES E AFETOS COM AGULHAS E LINHAS
Brenna Izabella Rodrigues Barbosa, Gabriel Barra Falconieri Oliveira, Denise Stefanoni Combinato, Silvia Maria Cintra da Silva
832-850
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18751
ENTRE SILENCIAMENTOS E CONQUISTAS
ESCREVIVÊNCIA DE UMA DOCENTE NEGRA COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Driele Luize Silva, Raquel Brandão Pereira
851-869
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19079
REIMAGINANDO A SALA DE AULA
CINEMA INDÍGENA E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Janine Monteiro Moreira Bonanno Gomes, Ana Lucia Nunes de Sousa
870-891
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18651
SABERES QUE LIBERTAM
O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS MULHERES NEGRAS
Aline Matos Santos, Adriana Carneiro da Silva
892-911
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18919
AÇÕES AFIRMATIVAS E RELAÇÕES RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXPERIÊNCIAS
Luiz Gustavo Borges do Rosario
912-926
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18951
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DE ESCREVIVÊNCIAS
Luciana do Nascimento Dantas de Cesar, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
927-948
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19168
DA HISTÓRIA (NÃO) CONTADA À FABULAÇÃO CRÍTICA
POSSIBILIDADES DE UM RECRIAR DE HISTÓRIAS DE MULHERES NEGRAS
Juliana Farias Santos
949-965
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18976
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM AÇÃO
O PAPEL DE UM SINDICATO DOCENTE NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL EM CURITIBA
João Paulo de Souza da Silva, Vanessa Ascenção Monteiro
966-985
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19022
IMPACTOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E ÉTICO - POLÍTICO EM MULHERES AMAZÔNIDAS, RACIALIZADAS E RETERRITORIALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR
UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL
Janaina Leia Passos da Silva, Jhanine Magalhães Cabral, Rafaele Cristina de Souza Queiroz, Breno de Oliveira Ferreira, Adria de Lima Sousa, Iolete Ribeiro da Silva
986-1012
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19189
DA ZONA SUL PARA O MUNDO
TRÊS ARTISTAS NEGRAS E A POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE SUAS PRODUÇÕES NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Camila Nunes da Costa, Monique Priscila de Abreu Reis, Tatiane Cosentino Rodrigues
1013-1039
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19151
SAMBA NA ESCOLA
CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Albert Alan de Sousa Cordeiro, Lucia Isabel da Conceição Silva
1040-1060
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19150
RESISTÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DE VIVÊNCIAS DE RACISMO
FORMAÇÃO CRIATIVA EM PESQUISA-DOCUMENTÁRIO
Eliane Alves, Ronaldo Gomes-Souza, Valexa Moraes de Barros, Lilianny Carvalho de Oliveira Costa, Mariana Rosa Rocha da Silva
1061-1084
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19115
RETRATOS AFRODIASPÓRICOS E EDUCAÇÃO
UM RELATO DA EXPERIÊNCIA-PILOTO DE ELABORAÇÃO DA IMAGEM DE SUJEITOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Carolina Dantas de Figueiredo, Ivan da Costa Alecrim Neto
1085-1102
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19064
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EQUIDADE RACIAL E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EM REDE
Maria Aparecida Cirilo, Viviane Ines Weschenfelder
1103-1125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19198
A PRÁXIS DO SABER-FAZER HISTÓRICO ANTIRRACISTA NOS USOS DE OBRAS ARTÍSTICAS DE ANTONIO OBÁ PARA O ENSINO DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS
Pedro Alves de Souza Neto, Tatiana Silva de Lima, Ana Meire Tibúrcio
1126-1148
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18902
Diversidade em Debate
PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Leticia Marques Valli, Sabrina Mazo D'Affoseca, Maria Beatriz Reis Dionísio
1149-1175
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17244
EDUCAÇÃO POPULAR, LEGADO FREIREANO E INDÍCIOS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL TRANSGRESSORA
Fabiana Rodrigues de Sousa, Julio Cesar Souto
1176-1191
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17542
CÂNCER NA COMUNIDADE LGBTQ+
UMA REVISÃO DE ESCOPO E ANÁLISE DE MANEJOS, PREVALÊNCIA E DESAFIOS
Thiago Ferreira Abreu, Clarice Alves Bonow, Luciano Silveira Pacheco de Medeiros, Paula Regina Humbelino de Melo, Tatiana Souza de Camargo
1192-1213
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18037
“DIZEM QUE LÁ É MELHOR”
LUTO E RESISTÊNCIA NO FILME “MULHER DO PAI” DE CRISTIANE OLIVEIRA
Héctor Luis Baz Reyes, Augusto Claudio Andrés Obando Cid
1214-1236
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18028
TEMÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA OBTIDAS POR MEIO DE GRUPOS FOCAIS
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Beatriz Sousa da Fonseca, Mayara Almeida Martins, Guilherme Malaquias Silva, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Maria de Fátima Garcia Lopes Merino
1237-1259
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18302
EXPLORANDO FRONTEIRAS
UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
Uanderson da Silva Lima, Morgana Domênica Hattge
1260-1280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18521
SANGRAR É VERBO
NARRATIVAS MENSTRUAIS E OS SILÊNCIOS ROMPIDOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL
Michelle Brugnera Cruz Cechin, Cristianne Maria Famer da Rocha
1281-1305
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18432
AÇÕES E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Giordana Rodrigues Chaves, Yáscara Koga, Evandro Guindani
1306-1330
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18554
AS VOZES DAS FILÓSOFAS
O SILENCIAMENTO DAS MULHERES EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA COMO FORMA DE VIOLÊNCIA EPISTEMOLÓGICA
Carolina Romanazzi
1331-1345
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18602
A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Amanda Neves da Costa, Gabriel Felipe da Silva Tardin Alves, Débora Andrade Caetano
1346-1368
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18694
A EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADES
OS ESPORTES NAS FRONTEIRAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL QUEER
Rafael Santiago de Souza
1369-1395
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19001
PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SALAS DE REFERÊNCIA
RELATOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Leandro Antunes
1396-1418
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18739
SEXO COMO FALSO OBJETO EMPÍRICO
UMA CRÍTICA A PARTIR DO CONCEITO DE GÊNERO COMO PRÁTICA DISCURSIVA E CORPORAL
Juliane Priscila Diniz Sachs, Clair de Luma Capiberibe Nunes, Denise Caroline de Souza, Irinea de Lourdes Batista
1419-1443
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19061
A TRANSVERSALIDADE DO TRANSFEMINISMO NAS CIÊNCIAS
Isabela Figueiredo da Rosa, Janes Specht Marchand da Silva, Angélica Conceição Dias Miranda
1444-1465
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18532
ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL E ORIENTADO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
IMPRESCINDIBILIDADE, DOCUMENTOS E EXPERIÊNCIAS
Elen Sabrina Assis Costa, Heiberle Hirsgberg Horácio
1466-1490
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16930
Cotidiano da Escola
O PAPEL DO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING LGBTFÓBICO
Samuel Santos da Silva, Daniel Silva Alvarenga Costa , Daniara Rayane e Silva, Fausto de Melo Faria Filho
1491-1505
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17185
POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE JUARA-MT
Amanda Pereira da Silva Azinari, Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Andresa Fernanda Almeida de Oliveira
1506-1521
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16770
Espaços Educativos
BILLY ELLIOT
PROBLEMATIZANDO SABERES E PODERES RELACIONADOS AO GÊNERO, À SEXUALIDADE E À INFÂNCIA
Neil Franco
1522-1534
PDF
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18953
Indexadores
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC)
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Navegar
Edição Atual