v. 13 n. 1 (2025): Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

Publicado: 16-08-2025

Expediente

  • Expediente

    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19818

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ TEMÁTICO RESISTÊNCIAS CRIATIVAS: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA EM TEMPOS REACIONÁRIOS.

    Alexandre Bortolini, Alexsandro Rodrigues, Cláudia Vianna
    5-9
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19931
  • ENTREVISTA NILMA LINO GOMES EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DESAFIOS PERSISTENTES E PERSPECTIVAS DE TRANSFORMAÇÃO

    Alexandre Bortolini, Alexsandro Rodrigues, Cláudia Vianna
    10-29
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19944
  • TRANS-VERSALIZAR A CISNORMATIVIDADE ESCOLAR COM OS CONTOS DAS DIFERENÇAS

    Fernando Seffner, Freda Corteze
    30-50
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19123
  • “COM VIADO NEM O DIABO PODE” ‘GONGAÇÕES’ CRIATIVAS EM TEMPOS REACIONÁRIOS DE DISPUTAS COM GÊNEROSEXUALIDADES

    José Rodolfo Pereira, Jeane Félix, Ana Cláudia Rodrigues
    51-72
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19126
  • ORÁCULOS NA SALA DE AULA RESISTÊNCIAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO

    Ana Rita Mayer, Martha Narvaz
    73-93
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19143
  • INCLUSÃO EM DISPUTA CAMINHOS DA EDUCAÇÃO LGBTQIAPN+ NO BRASIL E NA ESCÓCIA

    Amanda de Mendonca, Denize Sepulveda
    94-116
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19134
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISPUTA POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE RETROCESSO

    Camila Borges dos Anjos, Natan Canever
    117-140
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19199
  • EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE PERSPECTIVA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE BELÉM DO PARÁ

    Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira
    141-162
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19196
  • EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS UMA BREVE ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES

    Nathaly Martinez Alves, Andreza Marques de Castro Leão, Raul Aragão Martins
    163-180
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18947
  • TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO SEXUAL DE JOVENS ADULTOS NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL

    Silvia Beatriz Moreno Diniz, Alice Salgado Oliveira, Cláudia de Oliveira Alves
    181-205
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19057
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA COMO RESISTIR E ACOLHER

    Luana Pires Barbosa, Cláudia Pereira Vianna
    206-228
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19026
  • CORPOS EM MOVIMENTO NA ESCOLA ROMPENDO BARREIRAS DE GÊNERO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CORPORAIS

    Amanda Dória de Assis
    229-243
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19176
  • PRETAGOGIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR DAS REFLEXÕES ÀS PRÁTICAS

    Josimar Santana Silva
    244-262
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19116
  • “EU TINHA MEDO DE FALAR SOBRE ISSO” GÊNERO, SEXUALIDADE E DOCENTES LGBTQIA+ NA ESCOLA

    Janivaldo Cordeiro, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    263-287
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19103
  • PRÁTICAS CORPORAIS E GÊNERO A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE VIRIL NA ESCOLA

    Sra. Jerlane Santos Abreu, Sr. André Luiz França Alves, Lívia de Rezende Cardoso
    288-310
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19128
  • GRUPO DE APOIO PSICOSSOCIAL A JOVENS LGBTQIA+ A PRODUÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CISHETERONORMATIVAS EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE FORTALEZA(CE)

    Laisa Forte Cavalcante, João Paulo Pereira Barros, Natália Matos de Souza, Lívia Lima Gurgel
    311-331
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19184
  • NÃO É IDEOLOGIA, É LEI FUNDAMENTOS LEGAIS PARA AÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

    Gabriela Bieger Reyes, Cristiane Rollsing Teixeira, Denise Quaresma da Silva
    332-355
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19098
  • DIVERSIDADE E EMPATIA UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Bruno de Alencastro Louzada, Francieli Luana Sganzerla, Carla Beatriz Spohr, Thais Menezes de Oliveira Soruco
    356-374
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19033
  • GÊNERO UMA CATEGORIA PARA A CIÊNCIA E PARA A POLÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO PNLD 2018

    Marcia Menezes Thomaz Pereira
    375-394
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19165
  • EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE E PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) DIÁLOGOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO OESTE CATARINENSE

    Bruna Bruna Bartolomey, Eduarda Luiza Maciel da Silva, Claudio Caludino da Silva Filho, Jonatan Pellenz
    395-412
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19162
  • A MOLECAGEM COMO A ARTE DE FAZER DAS MENINAS EM DISSIDÊNCIA DE GÊNERO

    Fernanda de Oliveira, Alexsandro Rodrigues
    413-433
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19097
  • A EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES PELA ÓTICA DE MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS POR ESTUDANTES

    Fernando Soares da Silva Neto, Joseval dos Reis Miranda
    434-459
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18648
  • TRANSGREDINDO O ENSINO DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE BELL HOOKS

    Ana Carolina Cerqueira Medrado, Virgínia da Silva Corrêa
    460-483
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19073
  • DESAFIANDO A PRETENSA NEUTRALIDADE DA MATEMÁTICA DEBATES INTERSECCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Monike Alves Gouvea
    484-506
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18873
  • A POESIA SALVA JUVENTUDE(S), SARAU DA ONÇA E A EDUCAÇÃO POPULAR

    Tatiane Pereira dos Santos, Marcos Luciano Lopes Messeder
    507-532
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18905
  • A CIÊNCIA REIMAGINADA NARRATIVAS DE INCLUSÃO E REFLEXÕES ESTUDANTIS

    Artur Antunes Valgas, Tatiane Alves Gonçalves , Luan Nascimento Pires, Daniela Letícia Knob, Andrea Pires da Rosa
    533-559
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18872
  • “OS HOMOSSEXUAIS NÃO ENTRARÃO NO REINO DOS CÉUS” NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE UMA BICHA, PRETA E PROFESSOR CURIOSO

    Joatan Nunes Machado Junior, Camila Altivo, Margareth Diniz
    560-583
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19138
  • CORPO-TERRITÓRIO ENTRELAÇANDO GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UM CURSO DE (FORM)AÇÃO DOCENTE

    Nil Sacramento de Sousa, Rafael Chaves, Tiago Dionisio
    584-608
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19125
  • FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL ANÁLISE DA DISCIPLINA "GÊNERO, RAÇA/ETNIA E POLÍTICA SOCIAL" EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

    Dyana Helena Souza, Carolina Alves Leite, Lucélia Luiz Pereira, Stephany Cecília Rocha Damasceno
    609-626
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19149
  • A QUEM INTERESSA O SILÊNCIO? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL NA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

    Jaqueline de Melo Barros , Nilza Rogéria de Andrade Nunes
    627-652
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19081
  • NOME SOCIAL COMO PRINCÍPIO IDENTITÁRIO PARA PRESERVAÇÃO DA PERMANÊNCIA DE TRAVESTIS E TRANSSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR

    Thiago Luiz Sartori, Cláudia Rosa Acevedo
    653-666
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19085
  • AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUTOS FEDERAIS DO SUDESTE DO BRASIL

    Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Marcelo Moraes
    667-688
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19121
  • BICHASPRETASPERIFÉRICAS EM DIÁLOGO CARTAS PEDAGÓGICAS COMO DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO

    Antônio Cícero de Andrade Pereira, Daniel Amâncio de Oliveira
    689-714
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19147
  • EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES

    Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Leticia Schneider Ferreira
    715-733
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19129
  • A INTELIGIBILIDADES DISCENTES SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E SUAS RELAÇÕES COM AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PÚBLICA INTEGRANTE DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER (NEG)

    Fernanda Sardelich Nascimento, Julyana Kalyne Henrique da Silva
    734-758
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19141
  • BANHO DE LUA MOVIMENTOSSABERES SAPATÃO NA TRAVESSIA POÉTICAERÓTICA ENTRE EXTENSÃO, PESQUISA, AFETO E INSUBMISSÃO

    Maria Lizandra Mendes de Sousa, Zuleide Paiva da Silva
    759-784
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19191
  • EDUCAÇÃO EM GÊNERO NA SAÚDE FORMAÇÃO PARA O ATENDIMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEUS EFEITOS NOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

    Francisca Talicia Vasconcelos Pereira, Natália Santos Marques
    785-807
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19136
  • DE QUANDO ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO ENCONTRA UM VESTIDO DE NOIVA O TEATRO PERFORMATIVO COMO PRÁTICA EDUCATIVA A DESFIAR A MULHER DO PATRIARCADO

    Kelly Helena Santos Caldas, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos
    808-831
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19163
  • LITERATURA E ARPILLERAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES BORDANDO REFLEXÕES E AFETOS COM AGULHAS E LINHAS

    Brenna Izabella Rodrigues Barbosa, Gabriel Barra Falconieri Oliveira, Denise Stefanoni Combinato, Silvia Maria Cintra da Silva
    832-850
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18751
  • ENTRE SILENCIAMENTOS E CONQUISTAS ESCREVIVÊNCIA DE UMA DOCENTE NEGRA COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Driele Luize Silva, Raquel Brandão Pereira
    851-869
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19079
  • REIMAGINANDO A SALA DE AULA CINEMA INDÍGENA E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    Janine Monteiro Moreira Bonanno Gomes, Ana Lucia Nunes de Sousa
    870-891
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18651
  • SABERES QUE LIBERTAM O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS MULHERES NEGRAS

    Aline Matos Santos, Adriana Carneiro da Silva
    892-911
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18919
  • AÇÕES AFIRMATIVAS E RELAÇÕES RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR ACESSO, PERMANÊNCIA E EXPERIÊNCIAS

    Luiz Gustavo Borges do Rosario
    912-926
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18951
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL EM SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DE ESCREVIVÊNCIAS

    Luciana do Nascimento Dantas de Cesar, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
    927-948
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19168
  • DA HISTÓRIA (NÃO) CONTADA À FABULAÇÃO CRÍTICA POSSIBILIDADES DE UM RECRIAR DE HISTÓRIAS DE MULHERES NEGRAS

    Juliana Farias Santos
    949-965
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18976
  • EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM AÇÃO O PAPEL DE UM SINDICATO DOCENTE NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL EM CURITIBA

    João Paulo de Souza da Silva, Vanessa Ascenção Monteiro
    966-985
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19022
  • IMPACTOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E ÉTICO - POLÍTICO EM MULHERES AMAZÔNIDAS, RACIALIZADAS E RETERRITORIALIZADAS NO ENSINO SUPERIOR UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL

    Janaina Leia Passos da Silva, Jhanine Magalhães Cabral, Rafaele Cristina de Souza Queiroz, Breno de Oliveira Ferreira, Adria de Lima Sousa, Iolete Ribeiro da Silva
    986-1012
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19189
  • DA ZONA SUL PARA O MUNDO TRÊS ARTISTAS NEGRAS E A POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DE SUAS PRODUÇÕES NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Camila Nunes da Costa, Monique Priscila de Abreu Reis, Tatiane Cosentino Rodrigues
    1013-1039
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19151
  • SAMBA NA ESCOLA CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    Albert Alan de Sousa Cordeiro, Lucia Isabel da Conceição Silva
    1040-1060
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19150
  • RESISTÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DE VIVÊNCIAS DE RACISMO FORMAÇÃO CRIATIVA EM PESQUISA-DOCUMENTÁRIO

    Eliane Alves, Ronaldo Gomes-Souza, Valexa Moraes de Barros, Lilianny Carvalho de Oliveira Costa, Mariana Rosa Rocha da Silva
    1061-1084
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19115
  • RETRATOS AFRODIASPÓRICOS E EDUCAÇÃO UM RELATO DA EXPERIÊNCIA-PILOTO DE ELABORAÇÃO DA IMAGEM DE SUJEITOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX

    Carolina Dantas de Figueiredo, Ivan da Costa Alecrim Neto
    1085-1102
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19064
  • FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EQUIDADE RACIAL E A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO EM REDE

    Maria Aparecida Cirilo, Viviane Ines Weschenfelder
    1103-1125
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19198
  • A PRÁXIS DO SABER-FAZER HISTÓRICO ANTIRRACISTA NOS USOS DE OBRAS ARTÍSTICAS DE ANTONIO OBÁ PARA O ENSINO DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS

    Pedro Alves de Souza Neto, Tatiana Silva de Lima, Ana Meire Tibúrcio
    1126-1148
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18902

Diversidade em Debate

  • PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

    Leticia Marques Valli, Sabrina Mazo D'Affoseca, Maria Beatriz Reis Dionísio
    1149-1175
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17244
  • EDUCAÇÃO POPULAR, LEGADO FREIREANO E INDÍCIOS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL TRANSGRESSORA

    Fabiana Rodrigues de Sousa, Julio Cesar Souto
    1176-1191
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17542
  • CÂNCER NA COMUNIDADE LGBTQ+ UMA REVISÃO DE ESCOPO E ANÁLISE DE MANEJOS, PREVALÊNCIA E DESAFIOS

    Thiago Ferreira Abreu, Clarice Alves Bonow, Luciano Silveira Pacheco de Medeiros, Paula Regina Humbelino de Melo, Tatiana Souza de Camargo
    1192-1213
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18037
  • “DIZEM QUE LÁ É MELHOR” LUTO E RESISTÊNCIA NO FILME “MULHER DO PAI” DE CRISTIANE OLIVEIRA

    Héctor Luis Baz Reyes, Augusto Claudio Andrés Obando Cid
    1214-1236
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18028
  • TEMÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA OBTIDAS POR MEIO DE GRUPOS FOCAIS UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Beatriz Sousa da Fonseca, Mayara Almeida Martins, Guilherme Malaquias Silva, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Maria de Fátima Garcia Lopes Merino
    1237-1259
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18302
  • EXPLORANDO FRONTEIRAS UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL

    Uanderson da Silva Lima, Morgana Domênica Hattge
    1260-1280
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18521
  • SANGRAR É VERBO NARRATIVAS MENSTRUAIS E OS SILÊNCIOS ROMPIDOS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

    Michelle Brugnera Cruz Cechin, Cristianne Maria Famer da Rocha
    1281-1305
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18432
  • AÇÕES E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

    Giordana Rodrigues Chaves, Yáscara Koga, Evandro Guindani
    1306-1330
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18554
  • AS VOZES DAS FILÓSOFAS O SILENCIAMENTO DAS MULHERES EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA COMO FORMA DE VIOLÊNCIA EPISTEMOLÓGICA

    Carolina Romanazzi
    1331-1345
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18602
  • A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Amanda Neves da Costa, Gabriel Felipe da Silva Tardin Alves, Débora Andrade Caetano
    1346-1368
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18694
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADES OS ESPORTES NAS FRONTEIRAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL QUEER

    Rafael Santiago de Souza
    1369-1395
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19001
  • PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SALAS DE REFERÊNCIA RELATOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Leandro Antunes
    1396-1418
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18739
  • SEXO COMO FALSO OBJETO EMPÍRICO UMA CRÍTICA A PARTIR DO CONCEITO DE GÊNERO COMO PRÁTICA DISCURSIVA E CORPORAL

    Juliane Priscila Diniz Sachs, Clair de Luma Capiberibe Nunes, Denise Caroline de Souza, Irinea de Lourdes Batista
    1419-1443
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19061
  • A TRANSVERSALIDADE DO TRANSFEMINISMO NAS CIÊNCIAS

    Isabela Figueiredo da Rosa, Janes Specht Marchand da Silva, Angélica Conceição Dias Miranda
    1444-1465
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18532
  • ENSINO RELIGIOSO NÃO CONFESSIONAL E ORIENTADO POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA IMPRESCINDIBILIDADE, DOCUMENTOS E EXPERIÊNCIAS

    Elen Sabrina Assis Costa, Heiberle Hirsgberg Horácio
    1466-1490
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16930

Cotidiano da Escola

  • O PAPEL DO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO DO BULLYING LGBTFÓBICO

    Samuel Santos da Silva, Daniel Silva Alvarenga Costa , Daniara Rayane e Silva, Fausto de Melo Faria Filho
    1491-1505
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17185
  • POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE JUARA-MT

    Amanda Pereira da Silva Azinari, Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Andresa Fernanda Almeida de Oliveira
    1506-1521
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16770

Espaços Educativos

  • BILLY ELLIOT PROBLEMATIZANDO SABERES E PODERES RELACIONADOS AO GÊNERO, À SEXUALIDADE E À INFÂNCIA

    Neil Franco
    1522-1534
    DOI: https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18953