BANHO DE LUA

MOVIMENTOSSABERES SAPATÃO NA TRAVESSIA POÉTICAERÓTICA ENTRE EXTENSÃO, PESQUISA, AFETO E INSUBMISSÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19191

Resumen

O artigo-conto performa uma escrita poéticaerótica política a partir das experiências de professoras sapatão em formação, articulando saberes produzidos na academia e nos movimentos sociais com práticas por justiça social, política e epistêmica. O objetivo é refletir os movimentossaberes entre academia e movimentos sociais de professoras sapatão em formação e, a partir da experiência sentida, vivida e vibrada, criar uma autoficção poéticaerótica em forma de conto. O conto se inscreve como método de pesquisa e intervenção, mobilizando epistemologias feministas, decoloniais e sapatão para tensionar a cisheteronormatividade e reivindicar a existência de corpos sapatão na universidade e na vida. O texto propõe movimentossaberes para nomear os deslocamentos afetivos, estéticos e políticos que atravessam o ser sapatão, afirmando a produção de saberes como processo encarnado e insurgente. Ao rememorar encontros e partilhas, evoca o desejo como potência de vida e resistência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lizandra Mendes de Sousa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIV de Conceição do Coité/BA, como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Graduada do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral (UFPI/CAFS). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação, Experiências e Linguagens (FEL) e do Grupo de Leitura e Estudos Interdisciplinares sobre Gênero e Sexualidade (GLEIGS). Colaboradora do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT). Integra o Núcleo de Pesquisa em Estudos Críticos e Linguagem (Necril) e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde, Educação Profissional Tecnológica, Informática e Meio Ambiente (NEPESEPTIMA). Ativista da Liga Brasileira de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia (LBL/BA). Caminha em movimentos com curiosidades epistemológicas em temas de escrita-leitura-estudo-pesquisa-ciência: lesbianidades, gênero-sexualidade-educação, corpo[grafia], letramentos, arte-educação e infâncias. Uma poeta sapatão!

Zuleide Paiva da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Educação - Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED/UNEB). Possui formação interdisciplinar, possui licenciatura em Letras (UNEB), bacharelado em Biblioteconomia e Documentação (UFBA), doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA, UNEB, UEFS, SENAI-CIMATEC, LNCC), mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Pós-doutorado em Educação (FACED-UFBA), vinculada ao grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL-CNPQ) e ao grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP-CNPQ). Coordenadora do Grupo de Leitura e Estudos Interdisciplinares sobre Gênero e Sexualidade (GLEIGS/UNEB). Pesquisadora do Centro de Estudos em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (CEGRES/Diadorim), ativista da Liga Brasileira de Lésbicas e da Rede Lesbi Brasil.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

MENDES DE SOUSA, Maria Lizandra; PAIVA DA SILVA, Zuleide. BANHO DE LUA: MOVIMENTOSSABERES SAPATÃO NA TRAVESSIA POÉTICAERÓTICA ENTRE EXTENSÃO, PESQUISA, AFETO E INSUBMISSÃO. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 759–784, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19191. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19191. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários