RETRATOS AFRODIASPÓRICOS E EDUCAÇÃO

UM RELATO DA EXPERIÊNCIA-PILOTO DE ELABORAÇÃO DA IMAGEM DE SUJEITOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19064

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a criação da imagem piloto de Teresa como prática de educação em raça para alunos de graduação e pós-graduação. Entendendo-se aqui que a educação é contínua. Para isso foi utilizada inteligência artificial generativa em um processo que denominamos promptografia. Partiu-se de uma abordagem metodológica na qual foi possível produzir artisticamente a imagem de Teresa de forma respeitosa e fugindo dos estereótipos de sofrimento e pobreza, recorrentes quando se trata de escravidão. Observam-se humanizar a personagem, mesmo tendo em vista que imagens pós-indiciais é sempre limitada tanto pela ausência do objeto representado quanto pelos meios pelos quais a imagem é gerada.

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Biografia do Autor

Carolina Dantas de Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Sociologia pela mesma universidade. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Realiza pesquisas sobre comunicação, ambientes virtuais e inteligências artificiais.

Ivan da Costa Alecrim Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Relações Públicas (2004) e em Jornalismo (2008) pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente realiza pesquisas sobre a imagem gerada por Inteligência Artificial e fotojornalismo pós-indicial, além de pesquisador consultor do INSTITUTO LIBER (UFPE), onde desenvolve estudos sobre a fotografia como agente de preservação da memória. Fotógrafo desde 2001, trabalhou como repórter fotográfico nos três principais jornais de Pernambuco (Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco), vencedor de prêmios locais e nacionais, realizou exposições fotográficas em estados no país, em Portugal e na Espanha. Em 2011 fundou o Instituto Candela, escola de fotografia a qual atua como coordenador e como professor. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotojornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, fotojornalismo, metadados, digitalização, inteligência artificial e tratamento de imagem.

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

DANTAS DE FIGUEIREDO, Carolina; DA COSTA ALECRIM NETO, Ivan. RETRATOS AFRODIASPÓRICOS E EDUCAÇÃO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA-PILOTO DE ELABORAÇÃO DA IMAGEM DE SUJEITOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1085–1102, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19064. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19064. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários