A POESIA SALVA
JUVENTUDE(S), SARAU DA ONÇA E A EDUCAÇÃO POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18905Resumo
Este artigo trata das experiências educativas de jovens da periferia de Salvador no contexto de um sarau de poesia. A primeira parte apresenta o quadro geral da pesquisa de mestrado que originou este trabalho, discutimos o horizonte teórico e o desenho metodológico, que toma como base as narrativas das pessoas jovens que integram o coletivo de poesia. Expomos ao longo do texto os discursos dos jovens e das jovens sobre suas experiências no Sarau e articulamos essas falas com a literatura sobre educação popular, poesia marginal, descolonização, literatura e racismo. Ao final concluímos pelo sentido crítico e transformador do processo educativo vivenciado e seus significados éticos, estéticos e políticos para aqueles que os produzem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




