A POESIA SALVA

JUVENTUDE(S), SARAU DA ONÇA E A EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18905

Resumo

Este artigo trata das experiências educativas de jovens da periferia de Salvador no contexto de um sarau de poesia. A primeira parte apresenta o quadro geral da pesquisa de mestrado que originou este trabalho, discutimos o horizonte teórico e o desenho metodológico, que toma como base as narrativas das pessoas jovens que integram o coletivo de poesia. Expomos ao longo do texto os discursos dos jovens e das jovens sobre suas experiências no Sarau e articulamos essas falas com a literatura sobre educação popular, poesia marginal, descolonização, literatura e racismo. Ao final concluímos pelo sentido crítico e transformador do processo educativo vivenciado e seus significados éticos, estéticos e políticos para aqueles que os produzem.

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Biografia do Autor

Tatiane Pereira dos Santos, UNEB

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Regional da Bahia - UNIRB (2013). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social. Especialização em Trabalho social com ênfase em famílias e comunidades contemporâneas. Mestra em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduc/UNEB. Membro dos Grupos de Pesquisa "Pensamento e Contemporaneidade" e "Educação, desigualdade e diversidade. Área da pesquisa em Educação, juventude(s), educação antirracista, narrativas e escrevivência. (

Marcos Luciano Lopes Messeder, UNEB

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Sociologia e Antropologia - Université Lumière Lyon 2 (2004). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia, do Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste (PINEB/UFBA) e do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - OPARÁ. Sócio e membro da diretoria da Associação Nacional de Ação Indigenista - ANAÍ-BA e sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: etnologia indígena, relações étnicas e raciais, dinâmica cultural, práticas e rituais de consumo de substâncias psicoativas, particularmente relacionados a povos indígenas no Nordeste do Brasil. Tem orientado trabalhos sobre temas relativos a educação e pluralidade cultural, com ênfase em educação escolar diferenciada de comunidades indígenas e quilombolas, coordenou a Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI) e o PIBID Diversidade no âmbito da UNEB. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

SANTOS, Tatiane Pereira dos; LUCIANO LOPES MESSEDER, Marcos. A POESIA SALVA: JUVENTUDE(S), SARAU DA ONÇA E A EDUCAÇÃO POPULAR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 507–532, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18905. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18905. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários