A CIÊNCIA REIMAGINADA
NARRATIVAS DE INCLUSÃO E REFLEXÕES ESTUDANTIS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18872Resumo
O presente estudo discute a importância da diversidade na ciência e como a inclusão de diferentes grupos sociais pode enriquecer o conhecimento científico. A partir de uma abordagem interdisciplinar envolvendo Química, Física e Biologia, estudantes do Ensino Médio foram incentivados a reimaginar a trajetória de cientistas históricos sob a perspectiva de grupos marginalizados. A metodologia incluiu a exibição de filmes e a produção de narrativas escritas, analisadas posteriormente por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados destacam que gênero, etnia e orientação sexual foram as principais temáticas exploradas pelos estudantes. Além disso, categorias emergentes como desvalorização, discriminação e falta de acesso evidenciaram a percepção crítica dos alunos sobre as barreiras históricas na ciência. O estudo reforça a necessidade de promover uma educação científica mais inclusiva, que valorize múltiplas perspectivas e incentive reflexões sobre equidade e justiça social no campo científico.
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