A CIÊNCIA REIMAGINADA

NARRATIVAS DE INCLUSÃO E REFLEXÕES ESTUDANTIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18872

Resumo

O presente estudo discute a importância da diversidade na ciência e como a inclusão de diferentes grupos sociais pode enriquecer o conhecimento científico. A partir de uma abordagem interdisciplinar envolvendo Química, Física e Biologia, estudantes do Ensino Médio foram incentivados a reimaginar a trajetória de cientistas históricos sob a perspectiva de grupos marginalizados. A metodologia incluiu a exibição de filmes e a produção de narrativas escritas, analisadas posteriormente por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados destacam que gênero, etnia e orientação sexual foram as principais temáticas exploradas pelos estudantes. Além disso, categorias emergentes como desvalorização, discriminação e falta de acesso evidenciaram a percepção crítica dos alunos sobre as barreiras históricas na ciência. O estudo reforça a necessidade de promover uma educação científica mais inclusiva, que valorize múltiplas perspectivas e incentive reflexões sobre equidade e justiça social no campo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Antunes Valgas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artur Antunes Navarro Valgas é biólogo, doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação nas áreas de ecofisiologia, toxicologia e ecotoxicologia. Seu doutorado investigou as respostas fisiológicas de Liolaemus arambarensis a variações ambientais, integrando pesquisa científica e ações de divulgação voltadas à conservação da espécie em clubes de ciências. No mestrado, também pela UFRGS, abordou os impactos ambientais do lagostim invasor Procambarus clarkii sob uma perspectiva ecofisiológica.

Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRGS, desenvolvendo estudos relacionados à fisiologia da conservação e aos efeitos de estressores ambientais sobre organismos ectotérmicos. Concluiu anteriormente um pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com foco na toxicologia de crustáceos submetidos à contaminação por herbicidas em ambientes límnicos, junto ao Laboratório de Fisiologia da Conservação.

Ao longo de sua trajetória, tem atuado em projetos interdisciplinares voltados ao estudo de biomarcadores bioquímicos, fisiológicos e comportamentais em organismos aquáticos e terrestres, com ênfase em conservação e avaliação de impactos antrópicos. Possui experiência consolidada em educação científica, ensino de Ciências e Biologia, formação docente e práticas pedagógicas inovadoras, com destaque para metodologias ativas, gamificação e integração curricular.

Participa de iniciativas de extensão e divulgação científica com foco em educação ambiental, desenvolvendo oficinas interativas e materiais didáticos voltados ao público escolar. É autor de artigos em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos científicos, além de atuar como revisor em periódicos das áreas de fisiologia, toxicologia e educação em Ciências.

Tatiane Alves Gonçalves , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação em Ciências/Matemática da PUCRS (2020); Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Graduanda do curso de matemática licenciatura da Universidade Luterana do Brasil. Atualmente sou professora de física da rede pública e privada, na região metropolitana de Porto Alegre.

Luan Nascimento Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Letra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista(2013) e especialização em Comunicação Digital, Marketing Digital, SEO, Gestão de Negócios e pessoas pela UniRitter Laureate International Universities(2016). Atuao como Executivo de Planejamento Estratégico , Planejamento Digital e Social Media da Museu do Festival de Cinema de Gramado e Jornalisa de DEI e Colunista semanal da Coletiva.net. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Diversidade e Inclusão.

Daniela Letícia Knob, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Neurociência e Educação pela mesma instituição. Atua como professora de Química no Colégio Marista São Pedro, desenvolvendo práticas pedagógicas que integram fundamentos da neurociência à sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais significativa e alinhada ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

Andrea Pires da Rosa , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Assessora Educacional dos Anos Iniciais e Educação Infantil na Regional Porto Alegre, do Marista Brasil, Mestranda em Educação, Licenciada em Pedagogia e Especialista em Educação Inclusiva e Supervisão Escolar. Atuou na coordenadora pedagógica dos Anos Finais, Ensino Médio e Turno Integral no Marista São Pedro, atuou como professora dos Anos Iniciais na mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, formação, Inclusão e PIBID.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

VALGAS, Artur Antunes; ALVES GONÇALVES , Tatiane; NASCIMENTO PIRES, Luan; LETÍCIA KNOB, Daniela; PIRES DA ROSA , Andrea. A CIÊNCIA REIMAGINADA: NARRATIVAS DE INCLUSÃO E REFLEXÕES ESTUDANTIS . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 533–559, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18872. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18872. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários