ENTRE SILENCIAMENTOS E CONQUISTAS
ESCREVIVÊNCIA DE UMA DOCENTE NEGRA COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19079Résumé
Esse artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que tem como sujeito de análise as experiências de professoras negras em uma universidade pública brasileira. No enfoque desse trabalho, analisa-se a escrevivência de uma docente, denominada nesse estudo como DN cuja trajetória de acesso ao ensino superior por meio de concurso público se viu permeada pelo desafio de ter sua autodeclaração racial contestada e, assim, obrigou-a a recorrer à via judicial para garantir sua posse. A análise, fundamentada numa perspectiva interseccional e investiga como o racismo estrutural e os processos de exclusão operam no ambiente universitário. A abordagem qualitativa desse estudo organiza-se em categorias temáticas: racismo institucional e judicialização do acesso; escrevivência como resistência e construção coletiva; A leitura da escrevivência de DN permite repensar os mecanismos de exclusão que ainda permeiam as instituições de ensino superior no Brasil.
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