ENTRE SILENCIAMENTOS E CONQUISTAS

ESCREVIVÊNCIA DE UMA DOCENTE NEGRA COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19079

Resumen

Esse artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que tem como sujeito de análise as experiências de professoras negras em uma universidade pública brasileira. No enfoque desse trabalho, analisa-se a escrevivência de uma docente, denominada nesse estudo como DN cuja trajetória de acesso ao ensino superior por meio de concurso público se viu permeada pelo desafio de ter sua autodeclaração racial contestada e, assim, obrigou-a a recorrer à via judicial para garantir sua posse. A análise, fundamentada numa perspectiva interseccional e investiga como o racismo estrutural e os processos de exclusão operam no ambiente universitário. A abordagem qualitativa desse estudo organiza-se em categorias temáticas: racismo institucional e judicialização do acesso; escrevivência como resistência e construção coletiva; A leitura da escrevivência de DN permite repensar os mecanismos de exclusão que ainda permeiam as instituições de ensino superior no Brasil.

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Biografía del autor/a

Driele Luize Silva, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professora municipal dos Anos Iniciais; Pedagoga; Psicóloga, Especialista em Estratégia e Saúde da Família, Mestre em Educação.

Raquel Brandão Pereira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestra em Educação Ambiental pela FURG, Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Realizou pós-doutorado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal). Atualmente é professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie). É Membro do Corpo Editorial da Revista Momento: Diálogos em Educação, vinculada ao PPGEDU-FURG. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2022), do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola - SECADI/MEC (2010-2015) e coordenadora do PIBID nos sub-projetos Interdisciplinar e Licenciatura em Ciências (2017-2020). Foi docente e gestora na Educação Básica, tendo atuado no Ensino Fundamental e Médio (1991-2008) na rede pública de ensino. Tem experiência na área de Educação, Educação para a Sexualidade e Educação em Ciências, com ênfase na formação inicial e continuada de professores/as.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

SILVA, Driele Luize; BRANDÃO PEREIRA, Raquel. ENTRE SILENCIAMENTOS E CONQUISTAS: ESCREVIVÊNCIA DE UMA DOCENTE NEGRA COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 851–869, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19079. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19079. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários