PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SALAS DE REFERÊNCIA

RELATOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18739

Resumo

O referido estudo buscou analisar e discutir como as docentes da Educação infantil compreendem a Educação Sexual em suas salas de referência em seu cotidiano, compartilhando de alguns fatos relatados por elas em suas práticas pedagógicas, partindo de um recorte parcial das análises de uma dissertação de mestrado em Educação concluída em 2023. O estudo em tela utilizou questionários semiestruturados on-line, tendo coletado respostas de 29 docentes atuantes de 12 Núcleos de Educação Infantil Municipal da Grande Florianópolis. É possível considerar que a Educação Sexual Emancipatória já está presente nas salas de referência, mesmo que de forma intencional ou não e por meio do currículo oculto. Por outro lado, a lacuna se estende quando as docentes apontam a necessidade de formações continuadas que possam prepará-las para enfrentar as resistências e tabus que estão presentes quando há referência ao tema da Educação Sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Antunes, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Mestre em Educação (PPGE/FAED/UDESC) e Membro pesquisador do grupo independente EDUSEX-Formação de Educadores e Educação Sexual. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José - USJ (2019). Especializou-se em Gênero e Sexualidade pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2020) e Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade da Região Serrana - FARESE (2021). É autor do Livro Infantil (Heitor e sua boneca bebê). É Professor de Educação Infantil em caráter temporário pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis desde 2020 até o momento. Possui interesse nas linhas de pesquisa que envolvam eixos temáticos como: Educação e Infâncias; Educação Sexual Emancipatória e Sexualidade na infância; Formação Docente em Sexualidade e Educação Sexual Emancipatória; Educação infantil e a Educação para Relações Étnicos Raciais; Docência masculina na Educação Infantil e em espaços escolares.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

ANTUNES, Leandro. PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SALAS DE REFERÊNCIA: RELATOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1396–1418, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18739. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18739. Acesso em: 5 dez. 2025.