PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NAS SALAS DE REFERÊNCIA
RELATOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18739Resumen
O referido estudo buscou analisar e discutir como as docentes da Educação infantil compreendem a Educação Sexual em suas salas de referência em seu cotidiano, compartilhando de alguns fatos relatados por elas em suas práticas pedagógicas, partindo de um recorte parcial das análises de uma dissertação de mestrado em Educação concluída em 2023. O estudo em tela utilizou questionários semiestruturados on-line, tendo coletado respostas de 29 docentes atuantes de 12 Núcleos de Educação Infantil Municipal da Grande Florianópolis. É possível considerar que a Educação Sexual Emancipatória já está presente nas salas de referência, mesmo que de forma intencional ou não e por meio do currículo oculto. Por outro lado, a lacuna se estende quando as docentes apontam a necessidade de formações continuadas que possam prepará-las para enfrentar as resistências e tabus que estão presentes quando há referência ao tema da Educação Sexual.
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