DESAFIANDO A PRETENSA NEUTRALIDADE DA MATEMÁTICA

DEBATES INTERSECCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18873

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as discussões que podem emergir de aulas de Matemática que rompem com práticas tradicionalmente estabelecidas e com a suposta neutralidade frequentemente atribuída à disciplina. A proposta adotada incorporou questões de gênero e raça como elementos centrais, visando promover uma educação matemática mais justa e inclusiva. A pesquisa qualitativa foi realizada com 53 estudantes do Ensino Fundamental de um Instituto localizado no Rio de Janeiro, durante cinco aulas. Os dados foram coletados por meio da escrita e fala dos educandos, a partir de suas percepções sobre uma ilustração com quatro crianças de diferentes identidades raciais e de gênero, visando identificar associações inconscientes sobre o desempenho matemático dos personagens. Os resultados indicam que, ao integrar essas questões no ensino de Matemática, é possível promover o combate às desigualdades, por meio de uma aprendizagem que desafia estereótipos e fortalece a autoestima e identidade acadêmica dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monike Alves Gouvea, UERJ

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física (PEMAT-UFRJ). Possui graduação em Matemática (2013) e Mestrado em Educação Básica (2023) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Matemática e Desenho da mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática (MatematiQueer - UFRJ), tem interesse nas áreas de Educação Matemática Crítica, Educação Matemática para justiça social, Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática e Insubordinação Criativa.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

ALVES GOUVEA, Monike. DESAFIANDO A PRETENSA NEUTRALIDADE DA MATEMÁTICA: DEBATES INTERSECCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 484–506, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18873. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18873. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários