DESAFIANDO A PRETENSA NEUTRALIDADE DA MATEMÁTICA
DEBATES INTERSECCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18873Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar as discussões que podem emergir de aulas de Matemática que rompem com práticas tradicionalmente estabelecidas e com a suposta neutralidade frequentemente atribuída à disciplina. A proposta adotada incorporou questões de gênero e raça como elementos centrais, visando promover uma educação matemática mais justa e inclusiva. A pesquisa qualitativa foi realizada com 53 estudantes do Ensino Fundamental de um Instituto localizado no Rio de Janeiro, durante cinco aulas. Os dados foram coletados por meio da escrita e fala dos educandos, a partir de suas percepções sobre uma ilustração com quatro crianças de diferentes identidades raciais e de gênero, visando identificar associações inconscientes sobre o desempenho matemático dos personagens. Os resultados indicam que, ao integrar essas questões no ensino de Matemática, é possível promover o combate às desigualdades, por meio de uma aprendizagem que desafia estereótipos e fortalece a autoestima e identidade acadêmica dos discentes.
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