GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO

A DISPUTA POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE RETROCESSO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19199

Resumen

As práticas escolares envolvendo gênero e sexualidade têm sido alvo de discursos e ações autocráticas nos últimos anos, agravadas pelo avanço da extrema direita no cenário brasileiro. Pensando no modo como essa onda reacionária atingiu a educação, propomo-nos, neste artigo, a verificar os modos de resistência de professores de Ciências, em suas práticas pedagógicas escolares voltadas ao gênero e à sexualidade, diante dos movimentos reacionários que se intensificaram a partir de 2018 no Brasil. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, da qual fizeram parte dezesseis professores de Ciências que lecionam nas redes pública e privada brasileiras. Os resultados demonstraram que os docentes buscam resistir à ideologia dominante a partir do diálogo com os estudantes e com a família, assim como do respaldo de suas práticas nos documentos norteadores da educação. A resistência dos professores, assim, dá-se de diferentes formas, sendo mais proeminente quando há o apoio da instituição escolar.

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Biografía del autor/a

Camila Borges dos Anjos, Independente

É doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado em Ciências da Linguagem (2015) e graduação em Letras Português/Inglês (2012) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). É integrante/colaboradora dos seguintes grupos de pesquisa: Relações de Poder, Memória e Esquecimento em Análise do Discurso (UNISUL) e Oficinas de Análise do Discurso: conceitos em movimento (UFRGS). Tem experiência na área de Texto e Discurso, com ênfase na área de Análise do Discurso de linha francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso, Cultura, Mídia, Identidade, Memória e Migrações.

Natan Canever, Unisul

Mestrando em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina; Especialista em História do Brasil pelo Centro Universitário Cidade Verde (2023); Graduado em Ciências da Religião pelo Centro Universitário Cidade Verde (2024); Graduado em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2022). Na Cooperativa de Crédito e Economia com Interação Solidária é Formador do Programa de Educação Financeira e Cooperativismo (Cresol). É responsável pelos processos relacionados ao Auxílio Educação (Sescoop), bem como os Processos Assembleares da Cooperativa e Projetos Sociais. Entre 2022 - 2023 foi professor do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na Rede Pública de Ensino nas áreas de História e Ciências da Religião. Participa das discussões e debates relacionados a Política da Diversidade Cresol e desenvolve pesquisas relacionadas à História da Educação; História do Brasil; História do Cinema; Gênero e Sexualidade; com ênfase particular para a experiência na docência LGBTI+ em Santa Catarina na Educação Básica.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

BORGES DOS ANJOS, Camila; CANEVER, Natan. GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO : A DISPUTA POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE RETROCESSO. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 117–140, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19199. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19199. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários