EDUCAÇÃO POPULAR, LEGADO FREIREANO E INDÍCIOS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL TRANSGRESSORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17542

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa bibliográfica que visou mapear as contribuições advindas do legado de Paulo Freire para a proposição de práticas educativas dialógicas e problematizadoras, com vistas a garantir o direito à educação aos sujeitos sexuais dissidentes. No tocante à metodologia, foi realizado levantamento de artigos que interseccionam aportes de Paulo Freire e dos Estudos de Gênero e Sexualidade nas escolas. Como resultados identificou-se que há uma vasta produção sobre gênero e sexualidade nas escolas, todavia, há poucos estudos nesse campo que se ancoram nos princípios freireanos e no referencial da Educação Popular. Conclui-se que princípios como dialogicidade, solidariedade, situações-limite, temas-geradores e outros, desenvolvidos por Paulo Freire, podem corroborar a construção de uma educação sexual transgressora capaz de superar a estratificação sexual e as práticas de dominação, silenciamento e ajustamento dos corpos dissidentes nas escolas.

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Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues de Sousa, Universidade São Francisco - USF

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com estágio pós doutoral no Centro de Educação e Ciências Humanas da  (CECH/UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco (USF). Educadora popular, pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-americanas (GPETECLA/USF) e vice coordenadora do GT6 de Educação Popular (ANPEd). 

Julio Cesar Souto, Universidade São Francisco - USF

Estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade São Francisco (USF). Tem experiência de participação no Grêmio Estudantil, durante o Ensino Médio. Temas de interesse: Educação Popular; Participação Social; Sexualidades Dissidentes. Bolsista de Iniciação Científica (PROBAICITExt- USF).

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

SOUSA, Fabiana Rodrigues de; SILVA, Julio Cesar Souto. EDUCAÇÃO POPULAR, LEGADO FREIREANO E INDÍCIOS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL TRANSGRESSORA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1176–1191, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.17542. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17542. Acesso em: 5 dez. 2025.