EDUCAÇÃO POPULAR, LEGADO FREIREANO E INDÍCIOS DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL TRANSGRESSORA
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.17542Resumen
Este artigo apresenta resultados de pesquisa bibliográfica que visou mapear as contribuições advindas do legado de Paulo Freire para a proposição de práticas educativas dialógicas e problematizadoras, com vistas a garantir o direito à educação aos sujeitos sexuais dissidentes. No tocante à metodologia, foi realizado levantamento de artigos que interseccionam aportes de Paulo Freire e dos Estudos de Gênero e Sexualidade nas escolas. Como resultados identificou-se que há uma vasta produção sobre gênero e sexualidade nas escolas, todavia, há poucos estudos nesse campo que se ancoram nos princípios freireanos e no referencial da Educação Popular. Conclui-se que princípios como dialogicidade, solidariedade, situações-limite, temas-geradores e outros, desenvolvidos por Paulo Freire, podem corroborar a construção de uma educação sexual transgressora capaz de superar a estratificação sexual e as práticas de dominação, silenciamento e ajustamento dos corpos dissidentes nas escolas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Diversidade e Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




