EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM AÇÃO
O PAPEL DE UM SINDICATO DOCENTE NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL EM CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19022Resumo
Este artigo analisa o papel do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC) na promoção de uma educação antirracista, destacando suas ações para desconstruir o racismo estrutural no contexto educacional de Curitiba. O trabalho busca compreender como o sindicato contribui para a formação docente, a revisão curricular e a produção de materiais pedagógicos que valorizem a história e a cultura afro-brasileira. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em análise documental e relatos de experiências desenvolvidas pelo SISMMAC, como eventos, debates, publicações paradidáticas (como a “Coleção Personalidades Negras”) e parcerias com outras entidades. O estudo também examina o contexto socioeconômico e político pós-2016, marcado por retrocessos nas políticas educacionais e no combate ao racismo. Em um cenário conservador, o sindicato busca desconstruir o racismo estrutural no ambiente escolar e na sociedade local, valorizando a cultura afro-brasileira e combatendo estereótipos. O artigo conclui que a educação antirracista exige ações concretas, como a decolonização do currículo, a centralidade das epistemologias negras e a formação crítica de professores. O trabalho do SISMMAC serve como modelo para outros sindicatos e instituições, mostrando que a articulação entre movimentos sociais e políticas públicas é essencial para avançar nas questões raciais.
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