EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM AÇÃO

O PAPEL DE UM SINDICATO DOCENTE NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL EM CURITIBA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19022

Résumé

Este artigo analisa o papel do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC) na promoção de uma educação antirracista, destacando suas ações para desconstruir o racismo estrutural no contexto educacional de Curitiba. O trabalho busca compreender como o sindicato contribui para a formação docente, a revisão curricular e a produção de materiais pedagógicos que valorizem a história e a cultura afro-brasileira.  A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada em análise documental e relatos de experiências desenvolvidas pelo SISMMAC, como eventos, debates, publicações paradidáticas (como a “Coleção Personalidades Negras”) e parcerias com outras entidades. O estudo também examina o contexto socioeconômico e político pós-2016, marcado por retrocessos nas políticas educacionais e no combate ao racismo.  Em um cenário conservador, o sindicato busca desconstruir o racismo estrutural no ambiente escolar e na sociedade local, valorizando a cultura afro-brasileira e combatendo estereótipos. O artigo conclui que a educação antirracista exige ações concretas, como a decolonização do currículo, a centralidade das epistemologias negras e a formação crítica de professores. O trabalho do SISMMAC serve como modelo para outros sindicatos e instituições, mostrando que a articulação entre movimentos sociais e políticas públicas é essencial para avançar nas questões raciais. 

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Bibliographies de l'auteur-e

João Paulo de Souza da Silva, Prefeitura Municipal de Curitiba

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, em Filosofia e Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano, em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana e em Direito pela Universidade Católica de Santos, possui especializações nas áreas de educação, cultura e gestão. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor da rede pública municipal de ensino de Curitiba (PR), atuando no componente Arte para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem interesse nos temas: História da Educação, Formação de Docentes, Ensino de Arte, Diálogo Inter-religioso e Direitos Humanos.

Vanessa Ascenção Monteiro, Prefeitura Municipal de Curitiba

Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de Pesquisa Linguagens, Corpo e Estética na Pesquisa em Educação (LiCoRes). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (Geplec).Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2004), Especialista em Psicopedagia e Psicomotricidade na Universidade Salesianos e Especialista em Mídias Integradas na Educação-UFPR. Atualmente é Professora de Educação Fisica, lecionando na Rede Municipal de Curitiba, e Personal Trainer na capital paranaense, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, educação física escolar, iniciação esportiva, performance e rendimento esportivo.

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Publié-e

2025-08-16

Comment citer

DE SOUZA DA SILVA, João Paulo; ASCENÇÃO MONTEIRO, Vanessa. EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM AÇÃO: O PAPEL DE UM SINDICATO DOCENTE NA DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL EM CURITIBA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 966–985, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19022. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários