POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE JUARA-MT
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16770Resumo
O texto apresenta reflexões sobre experiências docentes construídas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Juara, estado de Mato Grosso. Propomos o debate sobre a interculturalidade entendida como proposição pedagógica e política ao nos provocar repensar práticas e ações curriculares. O texto está organizado a partir de uma escrita-narrativa ancorado no método da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly (2015) com abordagem da pesquisa (auto)biográfica de Ferraroti (2014) com reflexões produzidas nas práticas escolares em uma turma do 4º ano do ensino fundamental em diálogos com a Lei nº 11.645/08 em 2018. A construção do texto a partir dessas experiências permitiu reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas e de como práticas educacionais interculturais e fundamentadas nas legislações vigentes oportunizaram ampliar e sensibilizar para uma formação humana centrada nas diferenças, no respeito aos diversos saberes e em ações/práticas mais contextualizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




