POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS

A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE JUARA-MT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.16770

Abstract

O texto apresenta reflexões sobre experiências docentes construídas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Juara, estado de Mato Grosso. Propomos o debate sobre a interculturalidade entendida como proposição pedagógica e política ao nos provocar repensar práticas e ações curriculares. O texto está organizado a partir de uma escrita-narrativa ancorado no método da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly (2015) com abordagem da pesquisa (auto)biográfica de Ferraroti (2014) com reflexões produzidas nas práticas escolares em uma turma do 4º ano do ensino fundamental em diálogos com a Lei nº 11.645/08 em 2018. A construção do texto a partir dessas experiências permitiu reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas e de como práticas educacionais interculturais e fundamentadas nas legislações vigentes oportunizaram ampliar e sensibilizar para uma formação humana centrada nas diferenças, no respeito aos diversos saberes e em ações/práticas mais contextualizadas.

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Author Biographies

Amanda Pereira da Silva Azinari, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

 Doutora em Educação (UFMT), Mestre em Educação (Unemat), Licenciada em Pedagogia (Unemat, Juara), Professora efetiva da rede de educação básica do estado de Mato Grosso e professora interina da UNEMAT, campus de Juara.

Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, UNEMAT/ DOCENTE

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO EM CONTEXTO INDÍGENA INTERCULTURAL (PPGECII) da UNEMAT, Doutora em Educação pela UFURGs, Mestra em Educação UFMT, Graduada em Pedagogia e Biologia, UNEMAT. 

 

Andresa Fernanda Almeida de Oliveira, LEAL / UNEMAT GEPLICC-For UFMT/ Pesquisadora

Mestra em Educação (PPGE/UFMT). Pesquisadora do Grupo  de  Pesquisa  (GEPLICC-For/UFMT/CNPq)  e  do  Grupo  de  Pesquisa  Laboratório Estudos     e     Pesquisas     da     Amazônia     Legal (LEAL/UNEMAT/CNPq).

Published

2025-08-16

How to Cite

AZINARI, Amanda Pereira da Silva; ANTUNES DE ALCÂNTARA FERREIRA, Waldineia; ALMEIDA DE OLIVEIRA, Andresa Fernanda. POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL NOS ANOS INICIAIS: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE JUARA-MT . Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1506–1521, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.16770. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16770. Acesso em: 5 dec. 2025.