REIMAGINANDO A SALA DE AULA

CINEMA INDÍGENA E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Janine Monteiro Moreira Bonanno Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Lucia Nunes de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18651

Resumo

Este artigo investiga a utilização do cinema indígena na educação antirracista, buscando suprir lacunas na mediação do conhecimento sobre os saberes tradicionais dos povos originários. A metodologia consiste na categorização temática alinhada aos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e à Lei 11.645/2008, seguida de uma análise fílmica do curta-metragem "Nós e a Cidade", do cineasta Guarani Ariel Duarte Ortega, abordando as relações entre os fragmentos do filme. A análise permite destacar particularidades da produção audiovisual indígena e suas narrativas, abordando temas como multiculturalismo, diversidade cultural, cidadania e direitos humanos, além de questões sobre racismo estrutural e antropocentrismo. O artigo conclui que a integração de produções audiovisuais indígenas no ensino básico pode promover uma educação mais crítica e inclusiva, enriquecendo a compreensão sobre os povos originários e contribuindo para práticas educacionais antirracistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Monteiro Moreira Bonanno Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e Saúde/UFRJ, Licenciada em Fisioterapia, Bacharel e Licenciada em Educação Física, atuando como docente da educação básica, na rede pública de ensino na região da Baixada Fluminense (RJ), pesquisadora de narrativas audiovisuais indígenas, epistemologias indígenas no ensino e Relações étnico-raciais.

Ana Lucia Nunes de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicaçāo e Jornalismo pela Universidad Autónoma de Barcelona e em Comunicaçāo e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Instituto NUTES de Educaçāo em Ciências e Saúde, com atuaçāo no Laboratório de Vídeo Educativo e nos Programas de Pós-graduaçāo em Ciências e Saúde e Comunicaçāo da UFRJ. Atua no ensino, pesquisa e extensāo na interface comunicaçāo-educaçāo, enfocando em temáticas de gênero e raça.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

MONTEIRO MOREIRA BONANNO GOMES, Janine; NUNES DE SOUSA, Ana Lucia. REIMAGINANDO A SALA DE AULA: CINEMA INDÍGENA E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 870–891, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18651. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18651. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários