REIMAGINANDO A SALA DE AULA
CINEMA INDÍGENA E TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18651Résumé
Este artigo investiga a utilização do cinema indígena na educação antirracista, buscando suprir lacunas na mediação do conhecimento sobre os saberes tradicionais dos povos originários. A metodologia consiste na categorização temática alinhada aos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e à Lei 11.645/2008, seguida de uma análise fílmica do curta-metragem "Nós e a Cidade", do cineasta Guarani Ariel Duarte Ortega, abordando as relações entre os fragmentos do filme. A análise permite destacar particularidades da produção audiovisual indígena e suas narrativas, abordando temas como multiculturalismo, diversidade cultural, cidadania e direitos humanos, além de questões sobre racismo estrutural e antropocentrismo. O artigo conclui que a integração de produções audiovisuais indígenas no ensino básico pode promover uma educação mais crítica e inclusiva, enriquecendo a compreensão sobre os povos originários e contribuindo para práticas educacionais antirracistas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




