ORÁCULOS NA SALA DE AULA

RESISTÊNCIAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19143

Resumo

Na intenção de contribuir com a criação de ferramentas e intervenções feministas decoloniais na educação, este artigo propõe a criação de práticas a partir do oráculo Mulheres e Seus Poderes de Transformação - conjunto de 40 cartas com imagens de mulheres protagonistas de diversas épocas e campos do saber - que pode ser utilizado em diversos espaços educativos. Tomando o oráculo como ferramenta que reativa a magia da força subversiva das mulheres por meio de suas imagens e histórias de luta e transformação, percorremos práticas que vêm produzindo encontros e afetamentos na direção do resgate das forças das mulheres ao longo da história. Problematizamos a superioridade do pensamento racionalista e cientificista patriarcal e propomos a bruxaria e o pensamento mágico como dispositivos de resistência e reencantamento. A proposta inscreve-se como forma de resistência criativa à desqualificação dos saberes da intuição, associados às mulheres ao longo dos séculos.

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Biografia do Autor

Ana Rita Mayer, UERGS

Ana Rita Mayer é cientista social, possui especialização em arteterapia, é criadora de oráculos e jogos de autoconhecimento pela Lagarta Criações, e mestranda em Educação Profissional pela UERGS. 

Martha Narvaz, UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora do pós-graduação do programa do PPGED/UERGS. Mestra e doutora em psicologia pela UFRGS, líder do grupo de pesquisa CNPQ "Gênero e diversidades". 

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

MAYER, Ana Rita; GIUDICE NARVAZ, Martha. ORÁCULOS NA SALA DE AULA: RESISTÊNCIAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 73–93, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19143. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19143. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários