ORÁCULOS NA SALA DE AULA
RESISTÊNCIAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19143Résumé
Na intenção de contribuir com a criação de ferramentas e intervenções feministas decoloniais na educação, este artigo propõe a criação de práticas a partir do oráculo Mulheres e Seus Poderes de Transformação - conjunto de 40 cartas com imagens de mulheres protagonistas de diversas épocas e campos do saber - que pode ser utilizado em diversos espaços educativos. Tomando o oráculo como ferramenta que reativa a magia da força subversiva das mulheres por meio de suas imagens e histórias de luta e transformação, percorremos práticas que vêm produzindo encontros e afetamentos na direção do resgate das forças das mulheres ao longo da história. Problematizamos a superioridade do pensamento racionalista e cientificista patriarcal e propomos a bruxaria e o pensamento mágico como dispositivos de resistência e reencantamento. A proposta inscreve-se como forma de resistência criativa à desqualificação dos saberes da intuição, associados às mulheres ao longo dos séculos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




