ORÁCULOS NA SALA DE AULA
RESISTÊNCIAS CRIATIVAS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19143Abstract
Na intenção de contribuir com a criação de ferramentas e intervenções feministas decoloniais na educação, este artigo propõe a criação de práticas a partir do oráculo Mulheres e Seus Poderes de Transformação - conjunto de 40 cartas com imagens de mulheres protagonistas de diversas épocas e campos do saber - que pode ser utilizado em diversos espaços educativos. Tomando o oráculo como ferramenta que reativa a magia da força subversiva das mulheres por meio de suas imagens e histórias de luta e transformação, percorremos práticas que vêm produzindo encontros e afetamentos na direção do resgate das forças das mulheres ao longo da história. Problematizamos a superioridade do pensamento racionalista e cientificista patriarcal e propomos a bruxaria e o pensamento mágico como dispositivos de resistência e reencantamento. A proposta inscreve-se como forma de resistência criativa à desqualificação dos saberes da intuição, associados às mulheres ao longo dos séculos.
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