A QUEM INTERESSA O SILÊNCIO?

UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL NA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19081

Résumé

Este artigo analisa como o debate sobre diversidade sexual tem sido incorporado na formação profissional em Serviço Social, a partir das percepções de docentes que atuam na graduação dos cursos na modalidade presencial. A pesquisa, de caráter nacional, baseou-se na aplicação de 105 questionários online autoaplicáveis, por meio da técnica snowball sampling. Os resultados apontam fragilidades na inclusão sistemática da temática no currículo dos cursos, indicando que sua presença depende, majoritariamente, do interesse individual dos/as docentes. A análise busca subsidiar propostas para a efetiva incorporação da diversidade sexual como conteúdo obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), em consonância com as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS. Conclui-se que a formação crítica e comprometida com os direitos humanos exige o enfrentamento das resistências institucionais e epistemológicas à temática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jaqueline de Barros, Universidade de Vassouras

Possui Doutorado e Mestrado em Serviço Social pela PUC-Rio; Especialização em Gênero e Sexualidade pelo IMS-UERJ, Bacharel em Serviço Social pela UFF-Niterói e Licenciatura em Pedagogia pela ESAB (2020) Docente do Curso de Serviço Social da Universidade de Vassouras campus Maricá.

Nilza Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Pós Doutorado em Saúde Coletiva, Doutorado em Serviço Social, Mestrado em
Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/Instituto de Psicologia e
Graduação em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social
da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) nos cursos de
Graduação, Pós Graduação e Extensão. 

Téléchargements

Publié-e

2025-08-16

Comment citer

BARROS, Jaqueline de; NUNES, Nilza. A QUEM INTERESSA O SILÊNCIO? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL NA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 627–652, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19081. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19081. Acesso em: 13 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários