A QUEM INTERESSA O SILÊNCIO?
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL NA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19081Abstract
Este artigo analisa como o debate sobre diversidade sexual tem sido incorporado na formação profissional em Serviço Social, a partir das percepções de docentes que atuam na graduação dos cursos na modalidade presencial. A pesquisa, de caráter nacional, baseou-se na aplicação de 105 questionários online autoaplicáveis, por meio da técnica snowball sampling. Os resultados apontam fragilidades na inclusão sistemática da temática no currículo dos cursos, indicando que sua presença depende, majoritariamente, do interesse individual dos/as docentes. A análise busca subsidiar propostas para a efetiva incorporação da diversidade sexual como conteúdo obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), em consonância com as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS. Conclui-se que a formação crítica e comprometida com os direitos humanos exige o enfrentamento das resistências institucionais e epistemológicas à temática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




