A QUEM INTERESSA O SILÊNCIO?

UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL NA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19081

Resumo

Este artigo analisa como o debate sobre diversidade sexual tem sido incorporado na formação profissional em Serviço Social, a partir das percepções de docentes que atuam na graduação dos cursos na modalidade presencial. A pesquisa, de caráter nacional, baseou-se na aplicação de 105 questionários online autoaplicáveis, por meio da técnica snowball sampling. Os resultados apontam fragilidades na inclusão sistemática da temática no currículo dos cursos, indicando que sua presença depende, majoritariamente, do interesse individual dos/as docentes. A análise busca subsidiar propostas para a efetiva incorporação da diversidade sexual como conteúdo obrigatório nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), em consonância com as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS. Conclui-se que a formação crítica e comprometida com os direitos humanos exige o enfrentamento das resistências institucionais e epistemológicas à temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline de Melo Barros , Universidade de Vassouras

Possui Doutorado e Mestrado em Serviço Social pela PUC-Rio; Especialização em Gênero e Sexualidade pelo IMS-UERJ, Bacharel em Serviço Social pela UFF-Niterói e Licenciatura em Pedagogia pela ESAB (2020) Docente do Curso de Serviço Social da Universidade de Vassouras campus Maricá.

Nilza Rogéria de Andrade Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Pós Doutorado em Saúde Coletiva, Doutorado em Serviço Social, Mestrado em
Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/Instituto de Psicologia e
Graduação em Serviço Social. Professora do Departamento de Serviço Social
da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) nos cursos de
Graduação, Pós Graduação e Extensão. 

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

BARROS, Jaqueline de; NUNES, Nilza. A QUEM INTERESSA O SILÊNCIO? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA DIVERSIDADE SEXUAL NA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 627–652, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19081. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19081. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários