SAMBA NA ESCOLA
CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19150Resumen
Este texto discute a experiência do Projeto “Samba na Escola: Cultura Popular e Educação Antirracista”, que desenvolve ações de educação para relações étnico-raciais, através da realização de rodas de samba e de conversa em escolas públicas de periferia nos estados do Amapá e Pará. Debatemos as experiências dos discentes com as hierarquias sociorraciais em uma sociedade estruturalmente racista; discutiremos o papel da extensão universitária, aliada à cultura popular, como estratégia para se abordar temas relacionados às diversidades étnico-raciais e culturais no espaço escolar, no contexto atual, em que forças neoconservadoras buscam interditar o debate público sobre estes temas. Em nossas conclusões afirmamos que apesar do avanço destas forças nos últimos anos, a escola ainda não foi encapsulada nos discursos de ódio e de ataque às minorias, pelo contrário, continua sendo um espaço em que a disputa entre concepções antagônicas de mundo, que buscam se hegemonizar, se manifesta.
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