SAMBA NA ESCOLA

CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19150

Abstract

Este texto discute a experiência do Projeto “Samba na Escola: Cultura Popular e Educação Antirracista”, que desenvolve ações de educação para relações étnico-raciais, através da realização de rodas de samba e de conversa em escolas públicas de periferia nos estados do Amapá e Pará. Debatemos as experiências dos discentes com as hierarquias sociorraciais em uma sociedade estruturalmente racista; discutiremos o papel da extensão universitária, aliada à cultura popular, como estratégia para se abordar temas relacionados às diversidades étnico-raciais e culturais no espaço escolar, no contexto atual, em que forças neoconservadoras buscam interditar o debate público sobre estes temas. Em nossas conclusões afirmamos que apesar do avanço destas forças nos últimos anos, a escola ainda não foi encapsulada nos discursos de ódio e de ataque às minorias, pelo contrário, continua sendo um espaço em que a disputa entre concepções antagônicas de mundo, que buscam se hegemonizar, se manifesta.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Albert Alan de Sousa Cordeiro, Universidade Federal do Amapá - Programa de Pós-Graduação em Educação

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá.

Lucia Isabel da Conceição Silva, Universidade Federal do Pará - Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFPA).

Published

2025-08-16

How to Cite

DE SOUSA CORDEIRO, Albert Alan; DA CONCEIÇÃO SILVA, Lucia Isabel. SAMBA NA ESCOLA: CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1040–1060, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19150. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19150. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários