TEMÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA OBTIDAS POR MEIO DE GRUPOS FOCAIS
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18302Resumen
O estudo tem como objetivo identificar as temáticas relacionadas à educação sexual abordadas por adolescentes em estudos que utilizaram grupos focais como técnica de coleta de dados. Revisão integrativa conduzida na PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde, Scopus, Web of Science, reunindo artigos do recorte temporal de 2008 a 2022. A coleta de dados se deu no período de junho a agosto de 2023. Os dados foram organizados em planilha do Microsoft Excel e sintetizados com o auxílio do software IRAMUTEQ. Foram incluídos 20 artigos para a amostra final. A análise dos artigos selecionados permitiu a construção de quatro categorias temáticas, a partir das características dos estudos e discussões emergidas nos grupos focais por adolescentes, à saber: (Des)conhecimento sobre saúde sexual e sexualidade; Fontes de informação e percepções sobre a educação sexual; Comportamentos sexuais de risco; e Uso do grupo focal no diálogo sobre educação sexual. O desconhecimento sobre saúde sexual e sexualidade reafirmam a vulnerabilidade dos jovens, bem como contribui para a exposição de riscos sexuais, incluindo as Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Diversidade e Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




