A EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES PELA ÓTICA DE MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS POR ESTUDANTES

Autores

  • Fernando Soares da Silva Neto Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Joseval dos Reis Miranda Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18648

Resumo

Este artigo analisa a percepção de mães, pais e responsáveis sobre a educação para as sexualidades, com base em um estudo qualitativo e descritivo, utilizando análise de conteúdo. A pesquisa se fundamenta em autores como Saito e Leal (2000), Figueiró (2006), Louro (2008), Barros e Ribeiro (2012) e Gava e Villela (2016), que discutem as múltiplas dimensões da educação sexual, tanto no contexto escolar quanto familiar, ressaltando a importância de abordar a sexualidade de forma crítica e inclusiva. Os resultados demonstram a falta de conhecimento dos/as entrevistados/as sobre os conceitos e a aplicabilidade da educação para as sexualidades. Embora reconheçam a importância da educação sexual os/as entrevistados/as apontam dificuldades relacionadas à abordagem do tema e à preparação dos/as educadores/as. A pesquisa evidencia a relevância da temática e a necessidade de maior capacitação e sensibilização. A falta de preparo e de informações adequadas sobre o assunto ainda limita a efetividade dessa educação, tanto na escola quanto no ambiente familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Soares da Silva Neto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS), Mestre em Saúde Coletiva (PPGSC) e Especialista em Genero, Diversidade e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília- UnB. Mestre em Promoção da Saúde Sexual pela Universidade Nacional de Educação a Distância - UNED. Especialização em Educação Sexual e  Licenciado em Pedagogia e Letras. Atualmente sou professor e pesquisador Associado II, em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Educação - CE no Departamento de Metodologia da Educação - DME, Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS/UFPB e Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/CE/UFPB.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

SOARES DA SILVA NETO, Fernando; DOS REIS MIRANDA, Joseval. A EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES PELA ÓTICA DE MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS POR ESTUDANTES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 434–459, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18648. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18648. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários