A EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES PELA ÓTICA DE MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS POR ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18648Resumo
Este artigo analisa a percepção de mães, pais e responsáveis sobre a educação para as sexualidades, com base em um estudo qualitativo e descritivo, utilizando análise de conteúdo. A pesquisa se fundamenta em autores como Saito e Leal (2000), Figueiró (2006), Louro (2008), Barros e Ribeiro (2012) e Gava e Villela (2016), que discutem as múltiplas dimensões da educação sexual, tanto no contexto escolar quanto familiar, ressaltando a importância de abordar a sexualidade de forma crítica e inclusiva. Os resultados demonstram a falta de conhecimento dos/as entrevistados/as sobre os conceitos e a aplicabilidade da educação para as sexualidades. Embora reconheçam a importância da educação sexual os/as entrevistados/as apontam dificuldades relacionadas à abordagem do tema e à preparação dos/as educadores/as. A pesquisa evidencia a relevância da temática e a necessidade de maior capacitação e sensibilização. A falta de preparo e de informações adequadas sobre o assunto ainda limita a efetividade dessa educação, tanto na escola quanto no ambiente familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




