A EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES PELA ÓTICA DE MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS POR ESTUDANTES

Autores/as

  • Fernando Soares da Silva Neto Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Joseval dos Reis Miranda Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18648

Resumen

Este artigo analisa a percepção de mães, pais e responsáveis sobre a educação para as sexualidades, com base em um estudo qualitativo e descritivo, utilizando análise de conteúdo. A pesquisa se fundamenta em autores como Saito e Leal (2000), Figueiró (2006), Louro (2008), Barros e Ribeiro (2012) e Gava e Villela (2016), que discutem as múltiplas dimensões da educação sexual, tanto no contexto escolar quanto familiar, ressaltando a importância de abordar a sexualidade de forma crítica e inclusiva. Os resultados demonstram a falta de conhecimento dos/as entrevistados/as sobre os conceitos e a aplicabilidade da educação para as sexualidades. Embora reconheçam a importância da educação sexual os/as entrevistados/as apontam dificuldades relacionadas à abordagem do tema e à preparação dos/as educadores/as. A pesquisa evidencia a relevância da temática e a necessidade de maior capacitação e sensibilização. A falta de preparo e de informações adequadas sobre o assunto ainda limita a efetividade dessa educação, tanto na escola quanto no ambiente familiar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Soares da Silva Neto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS), Mestre em Saúde Coletiva (PPGSC) e Especialista em Genero, Diversidade e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília- UnB. Mestre em Promoção da Saúde Sexual pela Universidade Nacional de Educação a Distância - UNED. Especialização em Educação Sexual e  Licenciado em Pedagogia e Letras. Atualmente sou professor e pesquisador Associado II, em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Centro de Educação - CE no Departamento de Metodologia da Educação - DME, Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS/UFPB e Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/CE/UFPB.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

SOARES DA SILVA NETO, Fernando; DOS REIS MIRANDA, Joseval. A EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES PELA ÓTICA DE MÃES, PAIS E RESPONSÁVEIS POR ESTUDANTES. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 434–459, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18648. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18648. Acesso em: 12 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários