AÇÕES AFIRMATIVAS E RELAÇÕES RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18951Resumo
Este estudo analisa o impacto das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro, com ênfase na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), investigando seus efeitos na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), situada em Campos dos Goytacazes (RJ). O foco recai sobre o acesso, permanência e vivência acadêmica de estudantes negros cotistas. Com abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou amostragem “bola de neve” e entrevistas semiestruturadas com estudantes de diferentes cursos que ingressaram através do sistema de cotas raciais. A análise, baseada em revisão bibliográfica e dados empíricos, apontou avanços na democratização do ensino superior, mas também desafios, como estigma e dificuldades na permanência. Desafios como a evasão estudantil e barreiras simbólicas destacam a necessidade de aprimoramento das políticas de permanência. Conclui-se que as ações afirmativas são indispensáveis para ampliar o acesso ao ensino superior e corrigir desigualdades históricas, mas ainda enfrentam limitações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




