AÇÕES AFIRMATIVAS E RELAÇÕES RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR

ACESSO, PERMANÊNCIA E EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18951

Resumo

Este estudo analisa o impacto das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro, com ênfase na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), investigando seus efeitos na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), situada em Campos dos Goytacazes (RJ). O foco recai sobre o acesso, permanência e vivência acadêmica de estudantes negros cotistas. Com abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou amostragem “bola de neve” e entrevistas semiestruturadas com estudantes de diferentes cursos que ingressaram através do sistema de cotas raciais. A análise, baseada em revisão bibliográfica e dados empíricos, apontou avanços na democratização do ensino superior, mas também desafios, como estigma e dificuldades na permanência. Desafios como a evasão estudantil e barreiras simbólicas destacam a necessidade de aprimoramento das políticas de permanência. Conclui-se que as ações afirmativas são indispensáveis para ampliar o acesso ao ensino superior e corrigir desigualdades históricas, mas ainda enfrentam limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Borges do Rosario, UFRJ

Doutorando em Educação (UFRJ). Mestre em Sociologia Política (UENF).

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

BORGES DO ROSARIO, Luiz Gustavo. AÇÕES AFIRMATIVAS E RELAÇÕES RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR: ACESSO, PERMANÊNCIA E EXPERIÊNCIAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 912–926, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18951. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18951. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários