Vol. 9 No. 1 (2021): Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”

					View Vol. 9 No. 1 (2021): Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”
Published: 2021-07-30

Expediente

  • Apresentação

    Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro, Felipe Bastos, Raphael De Boer
    5 -7
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13339

Entrevista

Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”

  • CURRÍCULOS, CINEMA, GÊNEROS E SEXUALIDADES: FABULANDO POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO

    Sandra Kretli da Silva, Marlucy Alves Paraíso
    25 - 44
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12934
  • PRECISAMOS VERDADEIRAMENTE DE UM VERDADEIRO SEXO? O DOMÍNIO ÉTICO (SER-CONSIGO) NO DOCUMENTÁRIO LAERTE-SE

    Adalberto Ferdnando Inocêncio, Fabiana Aparecida de Carvalho
    45 - 65
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12969
  • ATYPICAL: NEURODIVERSIDADE E PEDAGOGIA DA SEXUALIDADE

    Pâmela Suelen Gama da Cruz, Helena Altmann
    66 - 92
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13047
  • EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE A PARTIR DA BIOLOGIA: VAMOS FALAR DE KINSEY?

    Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Edson Leandro de Almeida
    93-123
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13052
  • GENEALOGIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL E DO CINEMA PORNÔ APROXIMAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS “ANTI-IDEOLÓGICOS” ATUAIS E OS “ANTI-PORNOGRÁFICOS” DE OUTRORA

    Camila Macedo Ferreira Mikos, Jamil Cabral Sierra
    124 - 145
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13033
  • PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO FILME ROMA CINEMA, PEDAGOGIAS CULTURAIS E EDUCAÇÃO

    Silmara Aparecida dos Santos, Vinícius Rangel dos Santos, Anderson Ferrari
    146 - 168
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12908
  • “EU GOSTO MAIS DAS COISAS QUE BRILHAM!” E SE GÊNERO FOSSE UM CARNAVAL?

    Alcidesio Oliveira da Silva Junior
    169 - 196
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12958
  • INVESTIGANDO REPRESENTAÇÕES GAYS MASCULINAS EM TATUAGEM (2013): DISCURSOS, IMAGENS DE CONTROLE, E TRANSGRESSÕES

    José Alves de Oliveira, Fábio Alexandre Silva Bezerra
    197 - 227
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12566
  • “ESTÁ NA BÍBLIA! VOCÊ LEU A BÍBLIA, SEU PERVERTIDO?”: INTERSECÇÕES ENTRE RELIGIÃO E HOMOSSEXUALIDADES A PARTIR DO FILME “O PADRE”

    Roniel Santos Figueiredo, Lais Machado de Souza, Erlon Dias Silva, Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Marcos Lopes de Souza
    228 - 256
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12979
  • FREDDIE MERCURY E A AIDS ANÁLISE DA CINEBIOGRAFIA “BOHEMIAN RHAPSODY”

    Ítalo Fernandes, Ricardo Desidério da Silva
    257 - 271
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12924
  • 120 BATIMENTOS POR MINUTO: EDUCAÇÕES, CURRÍCULOS E O QUE PODE UM FILME NOS AFETAR EM RELAÇÃO AO HIV/AIDS?

    Tiago Amaral Sales
    272 - 304
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12959
  • A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA BRUXA XIANNIANG NO LIVE ACTION DE MULAN PEDAGOGIAS DO GÊNERO EM AÇÃO

    Edimauro Ramos
    305 - 323
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13032
  • ENTRE ESPELHOS, MALDIÇÕES E JOGATINAS: ATRAVESSAMENTOS DE GÊNERO, RAÇA E GERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DE PERSONAGENS VILÃS EM LIVE-ACTIONS DE CONTOS DE FADAS

    Olívia Pereira Tavares
    324 - 349
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12953
  • SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE

    Telma Iara Bacarin, Constantina Xavier Filha
    350 - 379
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13002
  • "AS INCRIVEIS" EDUCAÇÃO, CULTURA VISUAL, SEXUALIDADES E CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS MULHERES DE “OS INCRÍVEIS” (2004; 2018)

    Jéssica Fiorini Romero, João Paulo Baliscei
    380 - 404
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13029
  • FEMINILIDADE E TRAVESTISMO EM UM FILME HOLLYWOODIANO DA DÉCADA DE 1950

    Marta Friederichs
    405 - 427
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13028
  • O CINEMA E A EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE EMPODERAMENTO FEMININO: ESTRELANDO: MULHER -MARAVILHA

    Carla Araujo de Souza, Rosemary Rodrigues de Oliveira
    428 - 458
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13026
  • AS REPRESENTAÇÕES DAS MASCULINIDADES NA FRANQUIA AMERICAN PIE

    Gleissiano Ruan de Freitas, Eliane Rose Maio
    459 - 483
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12909
  • “NÃO CONTAVAM COM MINHA ASTÚCIA”: CONTRAPONTOS Á MASCULINIDADE HEHEMÔNICA DOS SUPER-HERÓIS

    Thaís Villa, Vagner Matias do Prado
    484 - 508
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12936
  • “HOMENS?”: A REENCENAÇÃO DA MASCULINIDADE

    Djalma Thürler
    508 - 521
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13015
  • “VOCÊ VAI NOS HONRAR” OU “HOMEM SER”? CURRÍCULO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ANIMAÇÃO MULAN

    Thomaz Spartacus Martins Fonseca, Luiz Davi Mazzei, Nathalye Nallon Machado
    522 - 539
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13024
  • "HOMENS, VIOLÊNCIA E CONSUMISMO: ANÁLISE DA MASCULINIDADE NOS GRUPOS VIRTUAIS MGTOW E DO FILME “CLUBE DA LUTA”

    George Miguel Thisoteine, Vitor Hugo Rossetti Canasiro, Brenda Sayuri Tanaka, Ana Cláudia Bortolozzi, Andre Luiz Gellis
    540 - 562
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13053
  • CLAQUETE: A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA APRESENTADA NOS FILMES “MINHA MÃE É UMA PEÇA” E “MINHA MÃE É UMA PEÇA 2” DONA HERMÍNIA

    Saionara Vitória de Almeida, Raquel Pereira Quadrado
    563 - 591
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13007

Espaços Educativos

Diversidade em Debate

  • OS MARCADORES DE GÊNERO NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATOS DE OBSERVAÇÃO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PORTO ALEGRE (RS)

    Betina Aymone, Isadora Marcon Medina
    633 - 661
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12571
  • CONSTRUÇÃO DE PRINCESAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO DA DISNEY

    Tânia Regina Zimmermann, Aline Alves Machado
    662 - 688
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12273

Cotidiano da Escola