QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Jéssica Tamiozzo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Maria Simone Vione Schwengber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Robson Machado Borges UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12735

Resumo

Considerando a necessidade de a Educação Física (EF) escolar tematizar as questões de gênero na prática esportiva, este estudo tem como objetivo descrever os principais resultados do desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre questões de gênero no meio esportivo, com duas turmas do Ensino Fundamental de uma escola pública, durante as aulas de EF no Programa Residência Pedagógica. Com uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, 12 aulas foram ministradas, utilizando duas avaliações escritas sobre os conteúdos tematizados e as gravações de falas e depoimentos dos discentes como instrumentos para obtenção dos dados. Os resultados indicam que os alunos não haviam estudado questões de gênero antes do desenvolvimento da unidade de ensino. Após, eles ampliaram o nível de conhecimento sobre a participação feminina nas práticas esportivas, reconhecendo contextos nos quais as mulheres ainda não usufruem das mesmas condições de participação, valorização e reconhecimento quando comparadas aos homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Tamiozzo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Formação inicial em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Docente na rede municipal de ensino de Ijuí/RS.

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutora em Educação. Docente no curso de graduação em Educação Física e nos programas de mestrado Educação nas Ciências e Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Robson Machado Borges, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Educação Física pela Unijuí - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009), mestrando em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ingresso em 2012). Desde 2010 é Analista de Lazer do SESI/RS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esporte educacional, metodologia de ensino dos esportes, educação física escolar, formação de professores e currículo em educação física.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Tamiozzo, J., Vione Schwengber, M. S., & Borges, R. M. (2021). QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Diversidade E Educação, 9(1), 705–721. https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12735