QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12735Resumen
Considerando a necessidade de a Educação Física (EF) escolar tematizar as questões de gênero na prática esportiva, este estudo tem como objetivo descrever os principais resultados do desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre questões de gênero no meio esportivo, com duas turmas do Ensino Fundamental de uma escola pública, durante as aulas de EF no Programa Residência Pedagógica. Com uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, 12 aulas foram ministradas, utilizando duas avaliações escritas sobre os conteúdos tematizados e as gravações de falas e depoimentos dos discentes como instrumentos para obtenção dos dados. Os resultados indicam que os alunos não haviam estudado questões de gênero antes do desenvolvimento da unidade de ensino. Após, eles ampliaram o nível de conhecimento sobre a participação feminina nas práticas esportivas, reconhecendo contextos nos quais as mulheres ainda não usufruem das mesmas condições de participação, valorização e reconhecimento quando comparadas aos homens.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




