GENEALOGIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL E DO CINEMA PORNÔ

APROXIMAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS “ANTI-IDEOLÓGICOS” ATUAIS E OS “ANTI-PORNOGRÁFICOS” DE OUTRORA

Autores

  • Camila Macedo Ferreira Mikos UFPR
  • Jamil Cabral Sierra UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13033

Resumo

Com aporte teórico-metodológico nos estudos foucaultianos, neste artigo, analisamos os enquadramentos que ora possibilitaram que educação sexual aparecesse e/ou desaparecesse do currículo escolar brasileiro, ora permitiram que a temática do sexo fosse mostrada de modos mais ou menos explícitos no cinema. Tomamos, para tanto, as movimentações em prol de uma abordagem médico-científica do sexo, ao modo como desenvolvidas no campo da educação e do cinema, especialmente na primeira metade do século XX.  A partir de uma espécie de genealogia dos discursos “anti-ideológicos” e "anti-pornográficos" nesses campos (educação sexual e cinema), queremos apontar como, no Brasil da atualidade, tais discursos impulsionam tentativas de retirada da educação sexual do currículo escolar. 

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Macedo Ferreira Mikos, C., & Cabral Sierra, J. (2021). GENEALOGIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL E DO CINEMA PORNÔ : APROXIMAÇÕES ENTRE OS DISCURSOS “ANTI-IDEOLÓGICOS” ATUAIS E OS “ANTI-PORNOGRÁFICOS” DE OUTRORA. Diversidade E Educação, 9(1), 124–145. https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13033

Edição

Seção

Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”