“ESTÁ NA BÍBLIA! VOCÊ LEU A BÍBLIA, SEU PERVERTIDO?”: INTERSECÇÕES ENTRE RELIGIÃO E HOMOSSEXUALIDADES A PARTIR DO FILME “O PADRE”
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12979Resumo
Neste artigo refletimos a respeito das aprendizagens sobre homossexualidades e religião, colocadas em movimento a partir da discussão do filme “O padre”, realizada em um dos módulos de um curso de extensão sobre respeito à diversidade sexual, voltado à formação de profissionais de saúde, educação, segurança pública e assistência social, Trata-se de um estudo pós-crítico no qual ensaiamos algumas reflexões entre seus pressupostos e elementos cinematográficos. Para a produção de dados utilizamos questionário contendo perguntas sobre percepções, sensações e cenas do filme que impactaram os/as cursistas, investindo também na apresentação de algumas cenas que nos capturaram. As principais discussões presentes em nossa “escrita-gravação” cursam em torno das significações das homossexualidades na igreja católica; das vivências homossexuais balizadas pelo amor e escarnecidas pelo prazer; da religião enquanto campo de renúncias e de sofrimento; e da dimensão do segredo que atravessa o confessionário e as vivências sexuais dissidentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.