“ESTÁ NA BÍBLIA! VOCÊ LEU A BÍBLIA, SEU PERVERTIDO?”: INTERSECÇÕES ENTRE RELIGIÃO E HOMOSSEXUALIDADES A PARTIR DO FILME “O PADRE”

Autores

  • Roniel Santos Figueiredo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia - UNIFTC
  • Lais Machado de Souza Centro Universitário de Ciências e Tecnologia - UNIFTC
  • Erlon Dias Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Beatriz Rodrigues Lino dos Santos Rede Municipal de Educação de Eunápolis
  • Marcos Lopes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12979

Resumo

Neste artigo refletimos a respeito das aprendizagens sobre homossexualidades e religião, colocadas em movimento a partir da discussão do filme “O padre”, realizada em um dos módulos de um curso de extensão sobre respeito à diversidade sexual, voltado à formação de profissionais de saúde, educação, segurança pública e assistência social, Trata-se de um estudo pós-crítico no qual ensaiamos algumas reflexões entre seus pressupostos e elementos cinematográficos. Para a produção de dados utilizamos questionário contendo perguntas sobre percepções, sensações e cenas do filme que impactaram os/as cursistas, investindo também na apresentação de algumas cenas que nos capturaram. As principais discussões presentes em nossa “escrita-gravação” cursam em torno das significações das homossexualidades na igreja católica; das vivências homossexuais balizadas pelo amor e escarnecidas pelo prazer; da religião enquanto campo de renúncias e de sofrimento; e da dimensão do segredo que atravessa o confessionário e as vivências sexuais dissidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roniel Santos Figueiredo, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia - UNIFTC

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores - UESB. Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade - UESB Licenciado em Ciências Biológicas - UESB. Docente do Centro Universitário de Tecnologia e Ciências - UNIFTC. Professor da Secretaria Estadual de Educação da Bahia. 

Lais Machado de Souza, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia - UNIFTC

Mestra em Educação Científica e Formação de Professores (UESB). Docente do Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UniFTC).

Erlon Dias Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Pedagogia - Universidade do Estado da Bahia.

Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Rede Municipal de Educação de Eunápolis

Mestra em Educação Científica e Formação de Professores - UESB. Docente da Rede Municipal de Educação de Eunápolis-BA

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade. Doutor em Educação (2007). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade – UESB. 

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Figueiredo, R. S., Machado de Souza, L., Dias Silva, E. ., Rodrigues Lino dos Santos, B., & Lopes de Souza, M. (2021). “ESTÁ NA BÍBLIA! VOCÊ LEU A BÍBLIA, SEU PERVERTIDO?”: INTERSECÇÕES ENTRE RELIGIÃO E HOMOSSEXUALIDADES A PARTIR DO FILME “O PADRE”. Diversidade E Educação, 9(1), 228–256. https://doi.org/10.14295/de.v9i1.12979

Edição

Seção

Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”