"AS INCRIVEIS" EDUCAÇÃO, CULTURA VISUAL, SEXUALIDADES E CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS MULHERES DE “OS INCRÍVEIS” (2004; 2018)

Autores

  • Jéssica Fiorini Romero Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13029

Resumo

Em um recorte de três personagens que compõem as animações Os Incríveis (2004; 2018) - Helena, Violeta e Evelyn -, percebemos que há caracterizações específicas e distintas na formação de suas feminilidades. Sendo elas nossos objetos de estudos, objetivamos tensionar os debates que envolvem feminilidades, gênero e sexualidades no que tange à representação das personagens femininas. Debruçamo-nos sobre os Estudos da Cultura Visual e Estudos de Gênero para discussão teórica e analítica de como os artefatos visuais instauram e disseminam modos de ser e estar no mundo, assim como reforçam estereótipos e papéis de gênero. Concluímos, após a análise, que de modos distintos essas três personagens exemplificam estereótipos endereçados às mulheres. Helena, em relação à maternidade; Violeta, à busca pelo relacionamento heterossexual; e Evelyn, ao antagonismo destinado aos corpos que se desviam da norma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Fiorini Romero, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participa do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - o ARTEI. Foi bolsista pelo Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado ao curso de Física da UEM, entre os anos de 2017 a 2020, que realiza atividades relacionadas a tríade acadêmica da Pesquisa, Ensino e Extensão.

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI; e artista visual com produções que versam sobre gênero e infância. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades. É autor dos livros: "PROVOQUE: cultura visual, masculinidades e ensino de Artes Visuais" (2020) e "A vida de um Chuveirando" (2021).

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Fiorini Romero, J., & Paulo Baliscei, J. (2021). "AS INCRIVEIS" EDUCAÇÃO, CULTURA VISUAL, SEXUALIDADES E CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS MULHERES DE “OS INCRÍVEIS” (2004; 2018). Diversidade E Educação, 9(1), 380–404. https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13029

Edição

Seção

Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”