"AS INCRIVEIS" EDUCAÇÃO, CULTURA VISUAL, SEXUALIDADES E CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS MULHERES DE “OS INCRÍVEIS” (2004; 2018)

Autores/as

  • Jéssica Fiorini Romero Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13029

Resumen

Em um recorte de três personagens que compõem as animações Os Incríveis (2004; 2018) - Helena, Violeta e Evelyn -, percebemos que há caracterizações específicas e distintas na formação de suas feminilidades. Sendo elas nossos objetos de estudos, objetivamos tensionar os debates que envolvem feminilidades, gênero e sexualidades no que tange à representação das personagens femininas. Debruçamo-nos sobre os Estudos da Cultura Visual e Estudos de Gênero para discussão teórica e analítica de como os artefatos visuais instauram e disseminam modos de ser e estar no mundo, assim como reforçam estereótipos e papéis de gênero. Concluímos, após a análise, que de modos distintos essas três personagens exemplificam estereótipos endereçados às mulheres. Helena, em relação à maternidade; Violeta, à busca pelo relacionamento heterossexual; e Evelyn, ao antagonismo destinado aos corpos que se desviam da norma.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica Fiorini Romero, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participa do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - o ARTEI. Foi bolsista pelo Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado ao curso de Física da UEM, entre os anos de 2017 a 2020, que realiza atividades relacionadas a tríade acadêmica da Pesquisa, Ensino e Extensão.

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI; e artista visual com produções que versam sobre gênero e infância. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades. É autor dos livros: "PROVOQUE: cultura visual, masculinidades e ensino de Artes Visuais" (2020) e "A vida de um Chuveirando" (2021).

Publicado

2021-07-30

Cómo citar

Fiorini Romero, J., & Paulo Baliscei, J. (2021). "AS INCRIVEIS" EDUCAÇÃO, CULTURA VISUAL, SEXUALIDADES E CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS MULHERES DE “OS INCRÍVEIS” (2004; 2018). Diversidade E Educação, 9(1), 380–404. https://doi.org/10.14295/de.v9i1.13029

Número

Sección

Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”