Sobre a Revista

          A Revista Diversidade & Educação é uma revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do  Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. Publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais.
          A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.
          Tem como público-alvo estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral.
            Qualis A4.
 

Dossiês 2025

v. 13, n.1, jan/jum 2025

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários

Na última década, o Brasil vivenciou uma série de ataques sistemáticos a políticas feministas, antirracistas e de promoção aos direitos de pessoas LGBTQIA+, que produziram impacto substantivo tanto nos espaços institucionais quanto no imaginário social, fazendo estagnar ou até mesmo retroagir um conjunto amplo de políticas públicas de direitos humanos que vinham, ainda que precariamente, sendo implementadas no país. Embora tenham tomado corpo em múltiplos espaços sociais, essas ofensivas miraram especialmente a educação, organizando ataques violentos direcionados a professoras, pesquisadoras e gestoras comprometidas com a construção de uma perspectiva crítica e com o enfrentamento às diferentes formas de discriminação e desigualdade que marcam a sociedade brasileira. A despeito do ambiente de censura e terrorismo ideológico que se instalou em escolas e universidades nos últimos anos, um conjunto amplo de profissionais de educação resistiu, insistiu e persistiu, desenvolvendo ações pedagógicas que propunham um debate cientificamente fundamentado e politicamente engajado sobre questões de gênero, sexualidade e raça. Sua resistência corajosa e criativa produziu ricas e potentes práticas educativas, que confrontaram um ambiente político e institucional hostil.

Reconhecendo a importância de visibilizar essas práticas propomos esse dossiê, dedicado especialmente à divulgação de trabalhos que registrem e analisem as múltiplas formas de resistências colocadas em curso por educadoras e educadores em um momento de avanço e consolidação de um ambiente reacionário no Brasil. Se, como campo acadêmico, passamos os últimos anos muito dedicados a investigar as características do reacionarismo brasileiro, parece mais do que nunca necessário voltarmos nosso olhar para aqueles e aquelas que, apesar deste ambiente hostil, resistem na promoção de práticas pedagógicas em gênero, sexualidade e raça que miram uma transformação social através da educação.

O dossiê receberá trabalhos de diferentes áreas, na forma de artigos, ensaios, revisões bibliográficas ou relatos de experiência, que analisem políticas e práticas educacionais em gênero, sexualidade e raça, que considerem o contexto reacionário presente no país nos últimos anos, mas lancem foco nas múltiplas formas de resistência criativa e corajosa promovida pelos sujeitos que constroem a educação brasileira.


Organizadores/a:

Alexandre Bortolini (ABETH)

Pedagogo e Comunicador Social. Mestre em Educação pela PUC-Rio. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorando do Programa de Pesquisadores Negros e Negras da USP. Certificado em Estudos Afrolatinoamericanos pela Harvard University. Coordenou o projeto Diversidade Sexual na Escola e foi professor do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Trabalhou na equipe da Coordenação de Direitos Humanos do Ministério da Educação. Recém aprovado para a cadeira de Políticas Educacionais da Universidade do Distrito Federal. É hoje Presidente da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura.

Cláudia Vianna (USP)
Mestre em Educação pela Puc-SP. Doutora em Educação e Livre Docente pela Universidade de São Paulo. Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Relações de Gênero e Diversidade Sexual, investigando relações de gênero, diversidade sexual, educação, identidade docente e política educacional. Orienta Mestrado e Doutorado na área de concentração Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças (FEUSP). É líder do Grupo de Estudos de Gênero Educação e Cultura Sexual (EdGES) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 D pelo CNPq.

Alexsandro Rodrigues (UFF)
Pós Doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Associado IV do Centro de Educação da UFES na área de Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Pesquisa temas como produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, crianças dissidentes, gênero, sexualidade e processos formativos de professores.

Prazo para envio:  15 de abril de 2025

v. 13, n.2, jul/dez 2025

Dossiê Masculinidades nos espaços-tempos educacionais

Nos últimos trintas anos, pesquisas relativas a diversos campos do saber, como da educação, antropologia, sociologia, saúde coletiva, psicologia entre outras, têm focalizado os estudos sobre homens e masculinidades. Esse debate se intensificou na sociedade contemporânea, sobretudo a problemática sobre a desconstrução do que vem sendo convencionalmente chamado de “masculinidade tóxica”. Por meio dos estudos intersecionais, caminhamos para o entendimento de que as linhas de poder e de opressão são múltiplas e que não se pode compreender as masculinidades sem levar em consideração seus atravessamentos relativos às identificações de classe social, raça, orientação sexual, território e idade, como também as transmasculinidades e as masculinidades femininas. No dossiê intitulado Masculinidades nos espaços-tempos educacionais, nos interessa pensar em que medida os processos formativos escolares e não escolares, participam da circulação dos sentidos atribuídos às masculinidades na contemporaneidade. Destacamos que, no campo da educação, as pesquisas sobre masculinidades se encontram em desenvolvimento e em busca de consolidação na sua vasta produção acadêmica sobre gênero e sexualidade. Suas interlocuções têm buscado diálogo com as vertentes teóricas críticas e pós-críticas, problematizando a multiplicidade de sentidos atribuídos ao masculino nas instituições educacionais, nos cotidianos escolares, nas práticas pedagógicas, nas políticas públicas de educação, nas pedagogias culturais, além do próprio atravessamento das tecnologias digitais em rede na constituição de diferentes saberes-poderes. Assim sendo, o presente número da revista almeja reunir trabalhos que analisem e problematizem a produção social, histórica, política e cultural dos estudos sobre homens e masculinidades no campo da educação, por meio de contribuições que dialoguem com as perspectivas epistemológicas críticas, pós-estruturalistas, pós-coloniais e decoloniais.

Organizadores:

Leandro Teófilo de Brito (PPGE-UFRJ)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); coordena o Grupo de Estudos sobre Masculinidades e Educação (GEMasc), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFRJ). Formação em Licenciatura em Educação Física e Mestrado em Educação pela UFRJ; Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Interesse de pesquisa nas temáticas de gênero e sexualidade, com focalização nos estudos sobre homens e masculinidades.

Paulo Melgaço da Silva Junior (PPGEAC - UNIRIO)

Professor e vice diretor na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Theatro Municipal do Rio de Janeiro); Professor de Arte na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Professor Colaborador no PPGEAC -UNIRIO. Pós-Doutorado em Educação pela UFRJ (2018); Doutor em Educação pela UFRJ (2014); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ (2008). Atua principalmente nos seguintes temas: currículo, educação fundamental, raça, sexualidades, masculinidades, artes e dança

Dilton Ribeiro Couto Junior (UERJ)

Professor Adjunto no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Gênero e Sexualidade na Cibercultura (JEGESC). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ. Doutor e mestre em educação pelo ProPEd/UERJ. O primeiro pós-doutorado (bolsa CNPq/PDJ) foi realizado no ProPEd/UERJ e o segundo pós-doutorado (bolsa CAPES/PNPD) no PPGECC/UERJ. Seus interesses de pesquisa incluem as discussões de gênero e sexualidade alinhadas às epistemologias queer e os processos comunicacionais engendrados por práticas sociais mediadas por tecnologias digitais em rede. 

Prazo para envio:  15 de agosto de 2025 

Anúncios

Edição Atual

v. 12 n. 2 (2024): Dossiê Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisas desobedientes e libertárias na educação em ciências e na educação matemática

Abordar e construir práticas relacionadas com as diversidades sexuais e de gênero nos contextos educativos implica desobediências, resistências e luta por liberdade. Nos últimos anos, intensificaram-se os discursos de perseguição e censura a essas pautas nas escolas, ao mesmo tempo que as violências contra as mulheres, LGBTIAPNB e outros grupos minorizados socialmente também se avolumaram. Tais discursos interseccionam-se com outros fenômenos atuais como o negacionismo científico, a desvalorização da ciência, a pós-verdade, o fomento à disseminação de fake news e de conspirações pseudocientíficas, ou seja, as práticas que conformam ataques às conquistas das classes menos favorecidas e aos meios que elas possuem para denunciar as desigualdades e violências vivenciadas. Nesse sentido, pautas em discursos conservadores e neoliberais se articulam para esvaziar a educação de seus sentidos de justiça social e de seu compromisso com a verdade.

Neste dossiê, propomos esperançar e apontar caminhos e possibilidades construídas em diversos cenários para (d)enunciar, compreender, questionar, superar e transformar as investidas necrófilas na educação, como, também, para enunciar as estratégias e produções que pluralizam práticas libertárias, inventivas e desobedientes das convenções, padronizações e da lógica fascistóide do poder. 

Propomos essa discussão em Educação em/nas Ciências e na Educação Matemática, por serem esses campos sobre os quais se colocam as expectativas de que as aprendizagens construídas pelas/os sujeitos contribuam para a formação cidadã e política, mas, concomitantemente, por serem essas as frentes mais afetadas pelas recentes políticas educativas.

Assim, este dossiê busca reunir trabalhos que se propõem transgredir as fronteiras sexuais, raciais, de gênero e de classe em diferentes níveis e modalidades da Educação das/nas Ciências e na Educação Matemática, sob variados enfoques teóricos e metodológicos. São bem-vindas contribuições ao dossiê relacionadas com as seguintes temáticas:

  • Gênero(s) e Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Sexualidade(s) e diversidade sexual e de Gênero na Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Feminismos e Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Educação antirracista e educação das relações etnicorraciais e a Educação em Ciências e Educação Matemática;
  • Decolonialidade na Educação em Ciências e na Educação Matemática.

 

Publicado: 20-01-2025

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18600
    Joanalira Corpes Magalhães
    1-4

Dossiê: Gêneros e sexualidades: práticas e pesquisa desobediente e libertárias

  • APRESENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18687
    Sandro Prado Santos, Bettina Heerdt, Fabiana Aparecida de Carvalho, Yonier Alexander Orozco Marin
    5-8
  • ENTREVISTA MULHERES NAS CIÊNCIAS, MATEMÁTICAS E ENSINOS – CONHECIMENTOS SITUADOS E TRAJETÓRIAS INSPIRADAS PELOS ESTUDOS DE GÊNERO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18704
    Sandro Prado Santos, Fabiana Aparecida de Carvalho, Bettina Heerdt, Yonier Alexander Orozco Marin
    9-53
  • ENTRE RECEIOS E ESTRATÉGIAS ENTENDIMENTOS DE GÊNERO NA ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18147
    Liandra Ramos Silveira, Fabiane Ferreira da Silva, Cristiane Barbosa Soares
    54-76
  • POSSIBILIDADES DE DEBATES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELACIONADAS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16716
    Ramon Santos Mariano, Leandro Antônio de Andrade, Meryene Carvalho Teixeira
    77-98
  • SAÚDE MENSTRUAL COMO TEMA GERADOR CONTRIBUIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO MENSTRUAL COMO ESTRATÉGIA EMANCIPATÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18158
    Barbara Faria, Adalberto Inocencio
    99-123
  • BIOLOGIAS FEMINISTAS PARA UMA ESCOLA SEM MORDAÇA POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA DISCUTIR SEXO/GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17987
    Bruno Tavares, Mariana Brasil Ramos, Fabiana Aparecida de Carvalho
    124-148
  • O TEMA HIV E AIDS (RE)PRODUZIDO EM FILMES INDICADOS NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18075
    Youry Souza Marques, Joanalira Corpes Magalhães
    149-173
  • A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO TRANSVERSALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16951
    Najara Nogari de Mello, Everton Ribeiro
    174-197
  • CONCEPCIONES SOBRE EDUCACIÓN AFECTIVO-SEXUAL EN ESTUDIANTES DE BÁSICA SEDUNDARIA EN UNA INSTITUCIÓN EDUCATIVA DEL SUR DE COLOMBIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17410
    Diever Trujillo, Angie Katherine Castrillón Rubiano, Maria Elvira Gordillo Ospina, Jonathan Andrés Mosquera
    198-219
  • TUDO EU NESSA CASA! IMPACTO DO TRABALHO RESIDENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DE LICENCIANDAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17472
    Ericka Taemy Christane, Viviane Terezinha Koga, Marcela Teixeira Godoy
    220-239
  • QUESTÕES DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO(A) PROFESSOR(A) DE BIOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18146
    Yonier Alexander Orozco Marin
    240-265
  • O DISCURSO BIOLÓGICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS ATRAVESSAMENTOS NA QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17846
    Hívina Machado, Caroline Oliveira, Monica Costa, Maria Clara
    266-288
  • ANÁLISE DOS POTENCIAIS DE UM JÚRI SIMULADO SOBRE GÊNERO E CORPOS FEMININOS NO ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17933
    Vitória Quixadá Agnis, Tatiana Galieta Nacimento
    289-316
  • JUVENTUDES E MASCULINIDADES GAYS REVISITANDO ALGUNS ESTUDOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17974
    Danimar Bonai, Rita Cristine Basso Soares Severo
    317-343
  • PERCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE MENINAS E MENINOS E O INTERESSE NA CARREIRA CIENTÍFICA: ELAS SE INTERESSAM MENOS POR CIÊNCIA?

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17993
    Thais Pereira Rosinha de Oliveira, Maria José Fontana Gebara
    344-368
  • PROGRAMA L’ORÉAL-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA POTENCIALIDADES E LIMITES NA PERSPECTIVA DE LAUREADAS DA QUÍMICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18015
    Gabriela Ferreira, Camila Silveira
    369-393
  • FEMINISMO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS PRÁTICAS DOCENTES

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18021
    Maria Beatriz Coutinho, Jeane Rotta
    394-416
  • OS JOVENS CRIAM ASAS NO CHÃO DA ESCOLA SOCIOPOÉTICA E RESISTÊNCIAS DE ESTUDANTES GAYS EM CONTEXTOS ESCOLARES

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18044
    Weslley Da Silva Rodrigues, Shara Jane Holanda Costa Adad
    417-442
  • POBREZA MENSTRUAL E DESIGUALDADE DE GÊNERO O OLHAR DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18050
    Taísi Corrêa da Silva Ledur, Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Carmem Regina Giongo
    443-466
  • A INVISIBILIDADE DA MÃE CIENTISTA ARTICULANDO GÊNERO, MATERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18115
    Michele Marta Moraes Castro, Tereza Fernandes
    467-487
  • ANÁLISE DA FOME, CIÊNCIA E CULTURA COMO ELEMENTOS IDENTITÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS/QUÍMICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18089
    Gustavo Augusto Assis Faustino, Itallo Junior Chaves dos Santos , Camilla Ferreira Alves, Keythy Ravena Batista Nascimento, Anna Maria Canavarro Benite
    488-512
  • INTEGRANDO A EPISTEMOLOGIA FEMINISTA DE SANDRA HARDING À IDENTIDADE CIENTÍFICA UMA ABORDAGEM TEÓRICA PARA O ENSINO DE FÍSICA E CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18098
    Laís Gedoz, Matheus Monteiro Nascimento
    513-538
  • “EU ENSINO, MAS A SOCIEDADE NÃO ESTÁ PREPARADA” INVESTIGANDO A INTERSEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18135
    Marcus Altivo Avelar Ribeiro, Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
    539-561
  • O SILÊNCIO COMO BASE A SEXUALIDADE E GÊNERO NO MATERIAL DIDÁTICO MATO-GROSSENSE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18143
    Daniel Prim Janning, Fabiana Aparecida de Carvalho, Mariana Brasil Ramos
    562-582
  • DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18145
    Cássia Edmara Murback Maggioni, Fabiane Freire França
    583-603
  • DECOLONIZANDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PERSPECTIVAS FEMINISTAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18142
    Maíra Caroline Defendi Oliveira, Irlan Von Linsingen
    604-626
  • SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA VASECTOMIA NUMA PERSPECTIVA ANTIMACHISTA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18156
    João Pedro Martins Sousa, LUCIANA APARECIDA SIQUEIRA SILVA
    627-644
  • ESTUDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL INDÍCIOS DA CONSOLIDAÇÃO DE UM CAMPO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18161
    Glauber Carvalho da Silva, Agnaldo da Conceição Esquincalha
    645-665
  • GÊNERO E EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU MARCAS DO COLONIALISMO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18163
    Francini Martins, Marcelo Silva
    666-681
  • A ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ENGAJADA COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18162
    Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    682-702
  • “È NATO DA MULHER, ENSINAR, CUIDAR” NARRATIVAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE FEMINISMOS E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NAS ESCOLAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17136
    Eugerbia, Raquel, Elaine
    703-729

Diversidade em Debate

  • EM PAUTA O ABORTO CONTROLE E REGULAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18133
    Carin Klein, Sheila Debastiani Ramos
    730-750
  • A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL UM PASSO PARA FRENTE, DOIS PASSOS PARA TRÁS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18159
    Bruna Diniz, Ana Carolina Biscalquini Talamoni, Eliane Maio
    751-775
  • EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE O SILÊNCIO SOBRE A SEXUALIDADE NA ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17519
    Laís Jaeger Pires, Tatiana Souza de Camargo
    776-790
  • EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O APOIO JURÍDICO DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA UM CAMINHO PARA (RE) PENSAR A UNIVERSIDADE E O PENSAMENTO JURÍDICO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16799
    Julia Dambrós Marçal, Josiane Carine Wedig, Marlize Rubin-Oliveira
    791-811
  • MARCADORES SOCIOCULTURAIS, INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PREMISSAS DE UM CURRÍCULO CRÍTICO-LIBERTADOR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16931
    Luan Gonçalves Jucá, Daniel Teixeira Maldonado
    812-837
  • PERFORMATIVIDADE VIRIL UMA ABORDAGEM QUEER PARA OS ESTUDOS DE MASCULINIDADES

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17379
    Perycles Macêdo
    838-862
  • INTER-RELAÇÕES ENTRE A MULHER CIENTISTA E A EDUCAÇÃO CTS EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17606
    Alessandra Nilles Konzen, Rosemar Ayres dos Santos
    863-888
  • EXPLORANDO A HOMOFOBIA EM “O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN” UMA ANÁLISE QUEER SOB A LUZ DA REALIDADE BRASILEIRA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17645
    Tomé Fernandes Caitano, Danielle Gonzaga de Brito , Agostinho Filho da Silva Lima, Noah Gabriel Dantas da Silva
    889-913
  • AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE UMA ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR), CAMPUS PARANAGUÁ

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17736
    Arlane Pereira
    914-937
  • DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES TRANSGÊNEROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17871
    Mírian Abreu, Marina Guimarães, Denis Perdigão
    938-970
  • GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA REPRESENTAÇÕES E PEDAGOGIAS DO HORROR NO CURTA-METRAGEM “JONAS BANHADO EM SANGUE” (2017), DO DIRETOR MATEUS BANDEIRA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17882
    Lucas Bitencourt Fortes, Gisele Massola
    971-996
  • PEDAGOGIA DO NÃO LUGAR FICCIONANDO NARRATIVAS DE UM PROFESSOR NÃO BINÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17998
    Glau Marques Xavier Casanova
    997-1018
  • MULHER E PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL DESAFIOS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18055
    Maria Eduarda Azevedo da Silva , Meire Luci Silva, Nilson Rogério Silva
    1019-1049

Cotidiano da Escola

Espaços Educativos

  • DANÇA PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA UMA REVISÃO DE ESCOPO SOBRE PUBLICAÇÕES NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16173
    Bruna Poliana Silva, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
    1093-1107
  • “A NOSSA MARIA NÃO É BRINCADEIRA” MULHERES BRASILEIRAS, AS HEROÍNAS DOS SAMBAS-ENREDO DO CARNAVAL CARIOCA

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17059
    Regina Celia Rockenbach da Silva, Angela Dillmann Nunes Bicca Dillmann Nunes Bicca
    1108-1122
  • PREVENÇÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTIL E O SEMÁFORO DO TOQUE

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17074
    Débora dos Santos Rodrigues, Suzi Mara Teixeira Bromberg, Maria Eduarda Fonseca Damasceno, Camila Daiane Silva
    1123-1137
  • CINECLUBE VEREDAS O CINEMA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DIÁLOGO

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18005
    Giovana Ribeiro Borges, Claudia Helena Gonçalves Moura
    1138-1158
  • A EVOLUÇÃO DA ABORDAGEM DA FEMINILIDADE E GÊNERO NAS CRIAÇÕES DA MATTEL UMA COMPARAÇÃO DOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE E O FILME “BARBIE” DE 2023

    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16619
    Ana Laura Schliemann, Gabriela Martins de Jesus, Rayssa Barbosa de Siqueira
    1159-1179
Ver Todas as Edições