Vol. 8 Núm. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas

					Ver Vol. 8 Núm. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas  públicas
Publicado: 2021-01-15

Expediente

  • Apresentação

    Juliana Lapa Rizza
    5 - 6
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12487

Entrevista

  • Entrevista

    Denise Carreira
    7 - 20
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12488

Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas

  • TENSÕES E ENFRENTAMENTOS NA CAMPANHA ‘LIBERA MEU XIXI’ E A PRESENÇA DE PESSOAS TRANS NA UNIVERSIDADE

    Anderson Ferrari, Carolina dos Santos Bezerra, Roney Polato de Castro
    21 - 45
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12049
  • A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Cintia Itaqui, Denise Macedo Ziliotto
    46 - 73
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12081
  • PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS

    Mitz Helena de Souza Santos, Robson Guedes da Silva
    74 - 98
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12171
  • A TORMENTA CHEGA AO SUL: O MOVIMENTO ANTIGÊNERO NO RIO GRANDE DO SUL (2014-2019)

    Carlos Eduardo Barzotto
    99 - 127
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11946
  • A RETIRADA DOS TERMOS “IGUALDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL” DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE 2014-2024

    Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes, Kátia Maheirie, Marivete Gesser
    128-151
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12282
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNCC: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA FREIREANA

    Juliana Collares da Silva , André de Azambuja Maraschin, Catiúcia Anselmo Funari, Elena Maria Billig Mello, Sônia Maria da Silva Junqueira
    152 - 176
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12104
  • GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA DOCUMENTAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS

    Luana Barbarelli Bonilha, Luciana Pereira de Lima
    177-201
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12056
  • MASCULINIDADES POSTAS À PROVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS TÊM A VER COM ISSO?

    Claudia Jorge de Freitas, Gabriella de Oliveira Dias, Jonê Carla Baião
    202 - 228
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12100
  • POLÍTICA EDUCACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL: A EXPERIÊNCIA URUGUAIA E AS POSSIBILIDADES PARA AVANÇAR NO BRASIL

    Cassiane da Costa, Alejandra Notejane, Jussinara Narvaz, Bruna Pereira Ferreira, Eduarda Garcia Ferreira
    229 - 255
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12226
  • A ENFERMAGEM DANDO VOZ AOS HOMENS: SUJEITOS OU OBJETOS DOS ESTUDOS DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA?

    Diego Schaurich, Oclaris Lopes Munhoz
    256 - 285
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12138
  • A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PROTAGONISTA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: EXPERIÊNCIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO DIREITO INTERGERACIONAL E TRANSVERSALIDADE DA UNIVALI

    Fernanda Pereira Labiak, Melissa Mendes de Novais, Ariella Cappellari Nunes, Matheus Oliveira da Silva
    286-312
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11525
  • O RACISMO ESTRUTURAL E A VIDA ESCOLAR - UMA REFLEXÃO GEOGRÁFICA

    Isaías de Araújo Canuto, Mikaella Manso Macedo Tavares, Leonardo Biage de Andrade, Gisele Barbosa dos Santos
    313 - 334
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11936

Diversidade em Debate

Cotidiano da Escola

  • “SOU PRETO PORQUE MINHA MÃE É PRETA”: OLHARES SOBRE A INFÂNCIA E SUAS CORES

    Caroline Delfino dos Santos
    496 - 512
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11583
  • ­­DONAS DO PLACAR: UMA EXPERIÊNCIA DE RADIOJORNALISMO ESPORTIVO COM O PROTAGONISMO DAS MULHERES

    Fernanda Nascimento, Leslie Sedrez Chaves
    513 - 526
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11588
  • A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL

    Thaís Blankenheim, Natacha Fuhr Ramos, Adolfo Pizzinato, Angelo Brandelli Costa
    527 - 544
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11603
  • A RELEVÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIAS

    Maiara Cristina Pereira
    545 - 557
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11845
  • RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS

    Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Eliemary Aparecida Cordeiro de Freitas, Ady Canário de Souza Estevão, Stenio de Brito Fernandes
    558 - 575
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.12052
  • MENINO VESTE AZUL, MENINA VESTE ROSA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO REFORÇADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Dalila Maite Rosa Sena, Jaíne Teixeira da Fraga, João Guilherme Rodrigues Mendonça
    576 - 594
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11569
  • MULHERES NAS CIÊNCIAS: AÇÕES EDUCATIVAS PARA A REFLEXÃO DO PAPEL DAS MULHERES NO UNIVERSO DAS CIÊNCIAS

    Karine Arend, Maria Luiza Machado Silva
    595 -609
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11431
  • GÊNERO E DIVERSIDADE: ESTADO DA ARTE DAS AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO IFRS

    Andréia Schlick Esteves, Liliane Madruga Prestes
    610 - 627
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11509
  • A DOR DO INOCENTE: IMPLICAÇÕES DO RACISMO PARA A CRIANÇA NEGRA

    Adelmir Fiabani, Tainá Fiabani
    628 - 647
    DOI: https://doi.org/10.14295/de.v8i2.11816